Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 5 de junho de 2011

SANTA CATARINA ABAIXO DE ZERO GRAU

A super massa de ar frio que estava prevista há dias para adentrar o sul do Brasil, se confirmou nesse final de semana. A chuva causada pela frente fria foi muito pouco, sendo que esse sistema logo deslocou-se pelo litoral até desviar para o mar. Segundo dados das estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o maior valor se deu em São Miguel do Oeste com apenas 5,8mm. No dia de ontem, a entrada do vento sul a sudoeste anunciava a chegada do forte ar polar. Por volta das 8 horas da manhã, Laguna no litoral sul, apresentou rajada de vento de 90km/h. Ao longo do dia, as temperaturas foram declinando, principalmente após o pôr do sol, quando os valores praticamente despencaram. Para se ter uma idéia, até as onze horas da noite, três cidades serranas já tinham temperaturas negativas.

Durante a madrugada deste domingo, a mais fria do ano, dezessete municípios catarinenses tiveram temperaturas abaixo de zero grau, espalhados pelo Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste. Em Urupema, o amanhecer foi o mais frio do Brasil, com o termômetro acusando incríveis -7,9ºC (abaixo de zero). Em seguida temos São Joaquim, onde fez -5,7ºC. No Meio-Oeste, quem saiu na frente foi Caçador, com -3,4ºC. No Planalto Norte, o município mais gelado foi Monte Castelo, que registrou -2,9ºC. Enfim, foi um frio espetacular, de tirar o chapéu.

O resultado de tanto frio foi a geada mais intensa do ano. Em Urupema campos amanheceram cobertos de gelo e cachoeiras congeleram, como mostram as fotos abaixo.


No Oeste, Vale do Itajaí e litoral, não houve valores negativos, mas o frio intenso se fez presente, sendo também a madrugada mais fria de 2011 por enquanto. No oeste, chegou perto dos zero grau, fazendo até 0,8ºC em Concórdia. No Vale, Rio do Campo também chegou bem perto dos zero grau, tendo 0,2ºC. No litoral, o amanhecer mais gelado foi em Jacinto Machado no litoral sul, com 3,6ºC. Na capital do estado, a estação do CIRAM registrou 5,9ºC, sendo o menor valor na cidade este ano.

Na tabela abaixo, você confere mais detalhes das temperaturas mínimas registradas hoje pelo estado, nesta madrugada mais gelada de 2011 até o momento.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-7,9
São Joaquim (CIRAM)-5,7
Caçador (CIRAM)-3,4
Monte Castelo (CIRAM)-2,9
Lages (INMET)-2,8
Campos Novos (INMET)-2,6
Major Vieira (CIRAM)-2,4
Campo Belo do Sul (CIRAM)-2,1
Lébon Régis (CIRAM)-1,8
Rio das Antas (INMET)-1,8
Curitibanos (INMET)-1,6
Abdon Batista  (INMET)-1,4
Papanduva (CIRAM)-1,2
Celso Ramos (CIRAM)-1,1
Morro da Igreja (INMET)-0,9
Porto União (CIRAM)-0,8
Joaçaba (CIRAM)-0,2
Rio do Campo (INMET)0,2
Canoinhas (CIRAM)0,4
São Bento do Sul (CIRAM)0,7
Concórdia (CIRAM)0,8
Ituporanga (CIRAM)0,9
São Miguel do oeste (INMET)2,1
Jacinto Machado (CIRAM)3,6
Criciúma (CIRAM)4,0
Itapoá  (CIRAM)5,0
São Francisco do Sul (CIRAM)5,1
Florianópolis (CIRAM)5,9

Por volta das nove horas da manhã, muitas cidades ainda tinham temperaturas de  6 a 9ºC, como mostra a figura abaixo. Vale lembrar que como se trata de um mapa com interpolação de dados, alguns deles podem ficar ocultos, podendo muitas cidades terem valores até menores que os mostrados na referida figura naquele momento.
Durante a tarde, também não houve temperaturas máximas altas. Ou seja, o ar frio conseguiu deixar a manhã gelada e a tarde amena. Na própria Urupema, por exemplo, não fez mais que 11,8ºC neste domingo. Em Irineópolis, planalto norte, a temperatura mais alta foi de apenas 12ºC! A máxima mais elevada em todo o território catarinense foi de 21,1ºC em São José. 

Florianópolis-SC
Como pôde ser visto na foto acima, tivemos a presença de nuvens altas do tipo cirrus, que se formam na alta troposfera e por isso são formadas por cristais de gelo. Como esta foto foi tirada no final da tarde, as cirrus  tomaram a cor violeta. Tais formações de nuvens são permitidas pela atuação do Jato Subtropical, que são máximos de velocidade vento na alta troposfera. E que máximo! Segundo dados da sondagem atmosférica feita hoje pela manhã no aeroporto da capital, o vento era de 283km/h numa altitude de 13km. No mapa abaixo, podemos perceber a área compreendida por esse jato, mediante as cores mais avermelhada, onde o vento é mais forte.
A tendência é que o começo dessa semana continue frio e com formação de geadas na áreas serranas o estado. Para a próxima madrugada, está previsto valores de temperatura novamente negativos na serra e meio-oeste. O tempo muda com a chegada de instabilidades na terça-feira, inclusive com chance de temporais.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, WYOMING, MARINHA DO BRASIL, PREFEITURA DE URUPEMA.
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: