Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 11 de junho de 2011

URUPEMA AMANHECEU COM -4,1ºC NESTE SÁBADO

O ramo frontal frio que foi mostrado na postagem de ontem (ver aqui), passou pelo oceano ao largo do litoral, sem provocar praticamente alterações no tempo em SC. O novo pulso de ar frio conseguiu entrar e proporcionou uma madrugada ainda mais fria neste sábado no território catarinense. Ao todo, onze cidades do estado tiveram temperaturas abaixo de zero grau. A menor foi em Urupema com -4,1ºC, seguida de São Joaquim com -2,3ºC.

No planalto norte também negativou, sendo que os menores valores foram de -1,8ºC em Rio Negrinho e -1,2ºC em Papanduva. No meio-oeste, chegou a fazer -0,5ºC em Caçador.

Um especto crucial e pouco comentado na mídia é que as temperaturas mais baixas foram em vales e baixadas, onde o ar frio mais denso se deposita. Em São Joaquim, por exemplo, o valor negativo se deu na estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Porém na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) que fica num lugar mais alto de lá, fez 3,3ºC positivos! Veja a diferença! Outro exemplo é o Morro da Igreja em Urubici, cujo pico fica a 1810m de altitude e não teve valor negativo! O efeito baixada também foi verificado no planalto norte. Em Rio Negrinho, o frio de -1,8ºC foi na estação localizada a 811m. Já numa altitude maior de 862m, outra estação acusou -0,5ºC. Ou seja, fez menos frio na parte mais alta.

Como as temperaturas são registradas mundialmente numa altura padrão de 1,5m, a temperatura a poucos centímetros do solo (temperatura da relva) pode ter sido ainda menor pois a perda radiativa noturna começa de baixo para cima. Com isso, o orvalho congelou e formou fortes geadas. Nas fotos abaixo, pode-se observar o fenômeno hoje em Urupema e em Joaçaba.
Urupema-SC
Urupema-SC
Joaçaba-SC
No litoral, a capital catarinense teve temperatura mínima de 6,9ºC por volta das seis horas da manhã. Contudo, o menor valor na região litorânea foi de 5,7ºC em São Francisco do Sul, seguido de Jacinto Machado com 5,9ºC. No oeste, o valor mais baixo se deu em Concórdia com 3,4ºC.

Na tabela a seguir, você confere mais detalhes:

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-4,1
São Joaquim (CIRAM)-2,3
Rio Negrinho (CIRAM)-1,8
Papanduva (CIRAM)-1,2
Major Vieira (INMET)-1,0
Monte Castelo (CIRAM)-1,0
Itaiópolis (CIRAM)-0,8
Três Barras (CIRAM)-0,7
Caçador (CIRAM)-0,5
Canoinhas (CIRAM)-0,4
Lages (INMET)-0,1
Porto União (CIRAM)0,6
Rio do Campo (INMET)0,8
Irineópolis  (CIRAM)0,9
Campos Novos (CIRAM)1,2
Ituporanga (INMET)1,8
Campo Belo do Sul (CIRAM)2,1
Celso Ramos (CIRAM)2,7
Joaçaba (CIRAM)3,1
Concórdia (CIRAM)3,4
São Francisco do Sul (INMET)5,7
Jacinto Machado (CIRAM)5,9
Turvo (CIRAM)6,3
Urussanga (INMET)6,5
Massaranduba (CIRAM)7,1

Na figura abaixo, com análise de ventos e pressão ao nível médio do mar, podemos observar o centro de alta pressão do ar polar sobre Santa Catarina, representado pela letra A. Veja que a crista, ou seja, o alongamento das isóbaras (linha de pressões equivalentes) se estende também pelo sudeste do Brasil. Inclusive o frio foi significativo na Serra da Mantiqueira em SP, onde chegou a gear.

Como estamos localizados no centro de alta pressão frio, o ar é calmo e com raros ventos. Com isso, quem olhava hoje para o mar das baias de Florianópolis e de São José, via um espelho da cidade na superfície da água, de calma que estava. Mais que palavras, as imagens mostram tudo. As fotos são de minha autoria.
São José-SC
Florianópolis-SC
Em geral, o dia teve predomínio do sol em Santa Catarina. Pela manhã, houve formação de nevoeiros em alguns pontos desde o oeste (sobretudo) até o Vale do Itajaí. Eles se forma devido a inversão térmica, somada a alguma quantidade de vapor d' água na atmosfera. Na imagem abaixo podemos ver a detecção do fenômeno, nas cores em azul.
Houve também a presença de nuvens altas, principalmente entre a serra e o sudeste catarinense. Essa nebulosidade do tipo cirrus, formada pela presença do Jato Subtropical, pode ser vista na imagem do satélite GOES-12 no canal de vapor d'água.

A maior temperatura máxima hoje no estado foi registrada em Urussanga, onde fez 22,5ºC, seguido de Turvo com 22ºC. Já o menor valor de temperatura máxima na tarde de hoje foi de 14,2ºC em São Joaquim.

Para o domingo, a previsão é de mais um dia de sol. Faz frio pela manhã, podendo novamente ter valores negativos nas baixadas e vales do planalto serrano. Chance de geada nessas áreas. As temperaturas máximas continuam agradáveis.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTOS: PREFEITURA DE URUPEMA, PORTAL EDER LUIZ, BLOG PAULO TEMPO
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: