Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de junho de 2011

FRIO E GEADA EM SANTA CATARINA

A massa de ar polar impulsionada ontem pelo ciclone extratropical em alto mar, já predomina sobre Santa Catarina. Por isso, o amanhecer desta sexta-feira foi gelado em todo o estado, sendo que no planalto serrano novamente foram registrados valores negativos de temperatura. A menor se deu como de costume em Urupema, com -1,9ºC, segundo a estação meteorológica automática do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Houve geada no município. Ainda no planalto sul, tem-se São Joaquim onde fez -0,6ºC. No planalto norte também negativou, acusando mínima de -0,3ºC em Monte Castelo e -0,1ºC em Papanduva. No leste, a menor temperatura registrada aconteceu em Timbé do Sul, com 5,6ºC. 

Confira na tabela abaixo, os menores valores de temperatura mínima (por regiões) pelo estado.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-1,9
São Joaquim (CIRAM)-0,6
Monte Castelo (CIRAM)-0,3
Papanduva (CIRAM)-0,1
Major Vieira (INMET)0,4
Itaiópolis (CIRAM)0,6
Morro da Igreja - Urubici (INMET)1,3
Rio do Campo (INMET)2,7
Caçador (CIRAM)3,0
Andon Batista (INMET)3,6
Lages (INMET)3,9
Curitibanos (INMET)4,0
Timbé do Sul  (CIRAM)5,6
Xanxerê (CIRAM)5,7
Araranguá (CIRAM)6,6
Turvo (INMET)6,8
Urussanga (INMET)7,0
Massaranduba (CIRAM)8,3
Florianópolis (CIRAM)10,4

Praticamente todo o estado catarinense teve um dia de predomínio de sol. No início da manhã, este era o céu de "brigadeiro" em Laguna, no litoral sul.
Laguna-SC
Já em Itapema, litoral norte, haviam mais nuvens mas os raios de sol conseguiam passar.
Itapema-SC
Durante o dia, as temperaturas máximas, como previsto, não subiram tanto.  Na maior parte do planalto, as máximas ficaram bastante baixas, mesmo com a presença do sol. Para se ter uma idéia, não fez mais que 9,5ºC durante a tarde de hoje em São Joaquim!. No oeste, o município de São Miguel do Oeste registrou máxima de apenas 13,3ºC!. As temperaturas mais altas hoje no estado se deram apenas no leste, com 22,7ºC em Criciúma e 22,6ºC em Itapoá.

A massa de ar frio responsável por este frio todo, posicionava seu centro sobre o oeste catarinense na manhã de hoje, com pressão máxima de 1022 hPa (Hectopascais). Isto é observado na figura de análise abaixo (letra A). O ciclone extratropical também aparece nesta figura, com pressão mínima de 978 hPa e já bem afastado do continente sul-americano.
Pela imagem do satélite GOES-12 (abaixo) no canal infravermelho colorido, as 9 horas da manhã, podemos notar uma nebulosidade pouco significativa entre o litoral norte do RS e o oceano Atlântico, com orientação noroeste-sudeste. Se trata de um novo ramo frontal frio, provocado também pelo ciclone extratropical, que funciona como se fosse um "aspirador de ar frio", ou seja, impulsiona ar polar lá do pólo sul para Santa Catarina.

Como a frente fria se afastou, a entrada de uma crista (alongamento de altas pressões) ao longo do perfil vertical troposférico causou novo ingresso das cinzas do vulcão chile Puyehue nos altos e médios níveis da troposfera sobre o Sul do Brasil. Isso devido ao fato de nas cristas os ventos serem de sudoeste, ou seja, vindo direto do vulcão. Muitos voos foram cancelados em SC, nos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Chapecó. A medida foi por precaução, pois as cinzas podem causar sérios riscos as aeronaves. Segundo observações da FAB (Força Aérea Brasileira), as cinzas do vulcão estão sendo detectadas numa altitude de mais ou menos 7km, ou seja, nos médios níveis da troposfera. A figura de análise abaixo, mostra esses ventos naquela altitude.
Com a passagem do novo ramo frontal frio, é esperado ainda mais frio para a próxima madrugada, sobretudo em áreas de baixada e vales, onde o ar frio mais denso se deposita. Segundo o CIRAM, está previsto mínimas de -2ºC a -1ºC no planalto serrano, 1ºC a 4ºC no oeste, meio-oeste, litoral sul e Vale e  em torno dos 8ºC no restante do estado.  Chance de geada. O sábado deve ser de sol, porém nada de calor!

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.
FOTOS: TERRA WAVES
Mapas de criação própria
  • Ajude a complementar as postagens do blog enviando fotos do tempo para o email: paulotemposc@gmail.com

Nenhum comentário: