Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA DE UM LADO, CÉU LIMPO E NEVOEIROS DO OUTRO

O relevo de Santa Catarina permite com que o estado fique quase sempre dividido nas condições de tempo. Hoje foi um dia desses. No Vale do Itajaí, parte da encosta da Serra Geral, Litoral Norte e Grande Florianópolis, o tempo ficou instável e com chuviscos ocasionais. Já nas demais regiões o tempo ficou firme, com formação apenas de nevoeiros.

O que atuava para fornecer ar úmido é um sistema de alta pressão atmosférica no oceano Atlântico, com 1030 hPa (Hectopascal), na altura do leste gaúcho. Na figura abaixo, pode-se notar que o sistema referido provoca ventos de nordeste na costa catarinense. 
Na imagem do satélite GOES-12 no canal visível (abaixo), é possível observar a cobertura de nuvens sobre as regiões citadas. 
De acordo com as estações meteorológicas monitoradas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e algumas particulares confiáveis do ponto de vista do blog, houve ocorrência de chuva em Major Vieira, Monte Castelo, Rio Negrinho, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São Francisco do Sul, Itajaí, Florianópolis, São José, Blumenau, Indaial, Lontras, Ituporanga, Rodeio, Rio do Campo, Timbé do Sul e Urubici. Os valores de precipitação foram baixos e extremamente mal distribuídos, variando desde 0,4mm a 6mm. Na foto abaixo, tirada por mim no bairro Capoeiras em Florianópolis, vê-se o céu nublado e com chuva muito fraca. De acordo uma estação instalada em tal bairro, o acumulado foi de miseráveis 0,3mm.
Florianópolis-SC
Em Blumenau, onde choveu 2,5mm na estação do CEOPS (Centro de Operação do Sistema de Alerta), um belo arco-íris se formou próximo das cinco horas da tarde, como é visto na foto abaixo, cedida pelo blog Fotos e Notícias de Blumenau (acesse), parceiro do blog Paulo Tempo. O registro foi feito por Shaiana A. da Silva.
Blumenau-SC
Olhando os lugares onde choveu, percebe-se que a camada úmida conseguiu chegar até a encosta da serra geral, onde fica por exemplo, Timbé do Sul, que como vimos teve chuva. Isso se deve ao fato de o vento úmido marítimo também atuar até uma altitude de 2km, como é visto na figura abaixo, onde temos um corte vertical da troposfera mostrando valores de umidade relativa do ar de oeste a leste, desde os baixos níveis até 16km de altitude.
No Oeste, Meio-oeste e boa parte do Planalto Sul e Planalto Norte, o vento úmido vai perdendo umidade a medida que transpõe a Serra Geral. No sul do estado, a característica mais plana da região (tirando as colinas) e a maior distância entre a Serra e o oceano, faz com que os ventos de nordeste não consigam gerar nebulosidade. Nessas áreas onde o tempo ficou bom hoje, houve a formação de nevoeiros. Foi o caso, por exemplo, de Orleans, onde nosso colaborador José Luiz Mattei tirou a foto abaixo.
Orleans-SC
Como resultado dessa divisão do tempo, as temperaturas também ficaram diferentes entre as regiões catarinenses. No Oeste e Litoral Sul, os valores foram os mais altos do estado, sendo que chegou a ser registrado temperatura máxima de 26,4ºC em Urussanga, 24,9ºC em Criciúma e São Miguel do Oeste, 24ºC em Turvo e 23,3ºC em Dionísio Cerqueira. Já nas áreas nebulosas, não fez mais que 21ºC, sendo que a maior foi de 20,9ºC em Itajaí. Pela manhã, a cidade mais fria foi São Joaquim onde fez mínima de 6,8ºC. Porém está longe de ser frio para tal cidade, visto que por lá isso ainda é bastante agradável.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTOS: JOSÉ LUIZ MATTEI, BLOG FOTOS E NOTÍCIAS DE BLUMENAU, BLOG PAULO TEMPO
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: