Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 13 de agosto de 2011

INGRESSO DE AR QUENTE PRÉ FRONTAL EM SANTA CATARINA

Na madrugada deste sábado, a formação de uma frente quente (frontogênese) sobre o estuário do rio da Prata, fez aumentar a advecção de ar quente para Santa Catarina, mediante ao aumento do gradiente de pressão atmosférica. Na manhã de hoje, o sistema se converteu para uma frente fria, que segue avançando lentamente pelo Uruguai e Argentina. Como tanto a frente quente quanto a frente fria são áreas com pressão atmosférica baixa, o ar quente de norte seguiu entrando no território catarinense (figura acima), principalmente a medida que o sistema frontal ficava mais próximo. Na figura abaixo, podemos notar que a massa de ar quente avançava até o sul do RS as 9 horas da manhã deste sábado, sendo que as temperaturas no território catarinense estavam entre 21 e 24ºC naquele horário.
As temperaturas máximas hoje em Santa Catarina podiam ser comparadas com as de verão. De acordo com pesquisa feita pelo blog, onze estações meteorológicas catarinenses tiveram temperaturas acima dos trinta graus neste sábado. A maior foi em Criciúma, com 34,9ºC, ou seja, por pouco não chega aos trinta e cinco graus. Até a fria São Joaquim, teve calor de 26,1ºC. Confira mais detalhes na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura máxima (ºC) Região
Criciúma (CIRAM)34,9Litoral Sul
São José (INMET)33,5Grande Fpólis
Joinville (PARTICULAR)32,7Litoral Norte
Florianópolis (CIRAM)32,4Grande Fpólis
Jacinto Machado (CIRAM)32,0Litoral Sul
Turvo (CIRAM)31,7Litoral Sul
Meleiro (CIRAM)31,1Litoral Sul
Massaranduba (CIRAM)31,0Litoral Norte
Abdon Batista (CIRAM)30,6Meio-oeste
Joaçaba (INMET)30,4Meio-oeste
Itajaí (INMET)30,2Litoral Norte
São Miguel do Oeste (INMET)29,8Oeste
Indaial (INMET)29,7Vale do Itajaí
Araranguá (INMET)29,0Litoral Sul
Campo Alegre (CIRAM)28,3Planalto Norte

Como há a presença de um anticiclone na camada média da troposfera entre o PR e SP (figura abaixo), a subsidência intensa do ar culminou em diminuição da umidade relativa no período diurno. Os menores valores foram de 29% em Caçador, 36% em Xanxerê e São José, 37% em São Joaquim e 40% em Criciúma. Esse ar seco e o céu quase limpo, permitiu uma grande amplitude térmica. Em Criciúma onde fez 34,9ºC de máxima, a temperatura mínima observada foi de 14,3ºC, ou seja, uma diferença de 20,6ºC num mesmo dia! Na capital, que teve máxima de 32,4ºC, a menor temperatura do dia foi 13,4ºC por volta das 7 horas da manhã, resultando numa amplitude de 19ºC! Mesma situação em Campo Alegre, que teve entre 9,7ºC e 28,3ºC, dando amplitude de 18,6ºC.
Na quarta-feira, nosso colaborador José Luiz Mattei, direto de Orleans, nos enviou uma foto do rio Tubarão com nível alto devido as chuvas intensas. Hoje, ele enviou outra foto desta manhã, mostrando o rio em seu nível normal. Veja abaixo.
Orleans-SC
Nesta noite, a frente fria se tornou frente semi-estacionária sobre o norte do RS, devido ao bloqueio causado por aquele anticiclone na média troposfera, comentando anteriormente. O sistema frontal já provocou chuvas no Sul do estado, bem como mudança do vento para sul. As rajadas máximas já ultrapassam os 50km/h, como em São José onde foi acusado 55,8km/h. Na imagem do satélite GOES-12, ilustrada sinoticamente pelo blog Paulo Tempo com os sistemas meteorológicos atuantes, vemos nebulosidade fraca, sem sequer possuir topos desenvolvidos.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTO: JOSÉ LUIZ MATTEI
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: