Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FRENTE ESTACIONÁRIA TRAZ CHUVA FORTE E GRANIZO EM SANTA CATARINA

Entre a sexta-feira e o sábado, acontecia um processo denominado frontogênese na Argentina, o que significa a formação de um sistema frontal, que naquele caso, era uma frente fria. Ao longo do sábado e domingo, a frente fria avançou devagar e foi desviada para o mar ao largo da costa sul brasileira. Isso aconteceu devido a um bloqueio atmosférico estabelecido no oceano Pacífico Sul, que dura desde sexta-feira, e que acaba alterando as correntes de jato, culminando em bloqueio de sistemas transientes e no fortalecimento do ar seco no interior do Brasil. Por isso, a frente fria se tornou estacionária entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul na tarde de domingo, como é representado na imagem de satélite abaixo, ilustrada sinoticamente. A frente estacionária é a linha alternada entre azul e vermelho, com triângulos apontados para norte e semicírculos apontados para sul. 
Como a frente estacionária já é uma área com baixa pressão atmosférica, os ventos quentes e úmidos da floresta amazônica (figura abaixo) começaram a convergir para dentro do território catarinense, o que tornou o ar ainda menos denso, pois o ar úmido diminui a pressão atmosférica.
Com a chegada de calor e umidade e a presença de bastante ascenção do ar ao longo da frente estacionária, nuvens de desenvolvimento vertical se espalharam pelo estado, ficando distribuídas por todas as regiões. Do oeste a Serra, a chuva foi mais tempestuosa e houve granizo. Já nas demais áreas a precipitação aconteceu em forma de pancadas ao longo desta segunda-feira, sendo de intensidade moderada a forte por alguns momentos, com algumas descargas elétricas.
Granizo em Joaçaba em 28/08/2011
A começar pelo oeste e meio-oeste, as 23h vários municípios apresentavam chuvas e temporais isolados, sendo que Joaçaba, Jaborá e Capinzal, houve granizo (foto acima). O granizo foi possível devido a entrada de um pequeno cavado na média troposfera, que declinou as temperaturas neste nível e levou o ponto de congelamento do ar para níveis abaixo dos 4100 metros, além do aumento da umidade nesta altura. Isso pode ser visto na próxima figura.
Associado a queda do nível onde a água congela, bem como aumento de umidade, havia bastante ascenção do ar em algumas áreas, o que é verificado pelo ômega (velocidade vertical do ar) negativo, representado nas cores vermelhas, onde o ar estava subindo (figura abaixo).
Durante a madrugada desta segunda-feira, a chuva com trovoadas ganhou o litoral, onde houve várias descargas elétricas e pancadas fortes de precipitação líquida. Durante o dia, seguiu-se com alternância entre chuviscos e pancadas de chuva por vezes forte. Em Novo Horizonte, além da precipitação de 27mm as 11h da manhã, o vendaval trouxe rajadas de até 122km/h, segundo a estação do CIRAM. Como algumas regiões tiveram aberturas de sol, o ar se aqueceu e assim aumentou a energia potencial disponível para convecção, o que terminou com a formação de mais nuvens verticais, do tipo Cumulunimbos sobre o estado. A imagem de satélite abaixo mostra bem isso, sendo que as cores azul escuro e rosa representam os topos mais altos, com temperatura de até -80ºC. 
Por volta das sete horas desta noite, vários pontos do estado tinham chuva moderada a forte, detectadas pelo radar meteorológico do Morro da Igreja (cores entre amarelo e vermelho na figura abaixo).
Em Campos Novos, Meio-Oeste, a chuva chegou a acumular 28,6mm em menos de uma hora de duração, sendo que perdurou durante o período todo, com registro de granizo. O granizo também foi registrado durante a tarde em Capinzal, Ouro, Erval Velho, Criciúma, Balneário Rincão e Forquilhinha. Veja nas fotos abaixo.
Granizo em Capinzal-SC
Granizo em Erval Velho-SC
Granizo em Forquilhinha-SC
As regiões que mais acumularam chuva nesta segunda-feira foram o Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale. Os maiores valores foram de 95,2mm em Urubici, 90,6mm em Urupema e 62,4mm em São Joaquim. Confira mais detalhes na tabela montada pelo blog Paulo Tempo.

Cidade (ESTAÇÃO Precipitação 24h (mm) Região
Urubici (INMET)95,2Planalto Sul
Urupema (CIRAM)90,6Planalto Sul
São Joaquim (INMET)62,4Planalto Sul
Jacinto Machado (INMET)61,4Litoral Sul
Urussanga (INMET)59,0Litoral Sul
Campo Belo do Sul (CIRAM)57,8Planalto Sul
Criciúma (CIRAM)55,4Litoral Sul
Turvo (CIRAM)54,8Litoral Sul
Bom Jardim da Serra  (CIRAM)54,2Planalto Sul
São José (INMET)47,2Grande Fpólis

Além dos estragos pelo granizo e vento forte, a chuva excessiva trouxe deslizamentos de terra e alagamentos. Os maiores problemas com alagamentos foram em Florianópolis, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú e Balneário Gaivota. A defesa civil orienta que as pessoas fiquem atentas ao risco de deslizamentos, pois o CIRAM prevê ainda mais chuva para as próximas horas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, DIÁRIO CATARINENSE, PORTAL EDER LUIZ, PORTAL ENGEPLUS
FOTOS: PORTAL EDER LUIZ, PORTAL ENGEPLUS
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: