Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MAIS DE 70 MILÍMETROS DE CHUVA DESDE SEGUNDA-FEIRA EM SC

Na segunda-feira, você acompanhou aqui no blog a análise da chuva que estava sendo provocada pelo cavado (área alongada de baixa pressão) na média troposfera associado ao Jato Subtropical (ventos fortes na alta troposfera) sobre SC, principalmente no centro-norte do estado. Até o final da terça-feira, o cavado acabou se aprofundando e deslocando-se para a costa paulistana, onde formou um centro de baixa pressão em superfície. Com isso, a diferença de pressão atmosférica entre esse sistema e o anticiclone polar de 1032 hPa sobre o oceano Atlântico, acarretou em ventos de leste sobre o litoral catarinense, culminando em transporte de umidade marítima. 

Na figura abaixo, da análise de ontem a noite, podemos ver o anticiclone advectando umidade pelos ventos de leste na costa catarinense. 
O efeito do relevo acidentado favorece o levantamento do ar úmido, que expande-se e resfria por expansão adiabática, formando nuvens de chuva. Na figura a seguir, tirada do artigo "GÊNESE E FORMAS DE RELEVO CONDICIONADAS PELA ESTRUTURA GEOLÓGICA: PERFIL FLORIANÓPOLIS – LAGES/SC", podemos observar bem os acidentes geográficos que vão desde a Grande Florianópolis até a Serra Geral, neste corte que abrange em linha reta de oeste a leste.
Sendo assim, as chuvas desde ontem ficaram restritas ao leste do estado. A imagem do satélite ao meio-dia de ontem, mostrava a nebulosidade estratiforme que cobria parte do estado.
Até a manhã de hoje, o acumulado de chuva chegava a passava dos 70 milímetros em SC desde segunda-feira, sendo que as regiões mais chuvosas foram o Norte e Grande Florianópolis (cor azul no mapa abaixo).
Na tabela abaixo, você confere os maiores valores de precipitação acumulada entre as 0h de terça-feira e 23h de hoje, nas estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). 
Cidade (ESTAÇÃO Precipitação terça até hoje (mm) Região
Florianópolis (CIRAM)73,6Grande Fpólis
São Francisco do Sul (INMET)61,9Litoral Norte
São José (INMET)52,2Grande Fpólis
Urubici (INMET)51,7Planalto Sul
Massaranduba (CIRAM)44,3Litoral Norte
São Joaquim (CIRAM)40,0Planalto Sul

Nesta quinta-feira, o dia ainda amanheceu com chuva em alguns pontos do leste. No entanto, com excessão de algumas áreas do Litoral e Planalto Sul, o sol voltou a aparecer. Se olharmos os dados de direção do vento veremos que eles viraram rapidamente de nordeste para noroeste, como mostra o gráfico da estação de Florianópolis (abaixo).
Isso se deve a aproximação de uma nova frente fria. As instabilidades pré frontais trouxeram alguns temporais isolados hoje em algumas cidades. No oeste, Xanxerê teve chuva moderada por volta das 13h, acumulando 14,2mm. Já no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, as chuvas vieram no meio da tarde. Nesta hora, o radar meteorológico do Morro da Igreja, detectava refletividade de até 45 dBZ em alguns pontos dessas regiões, o que estima uma chuva moderada. Na região de Curitibanos, a refletividade chegava até aproximadamente 55 dBZ (cor vermelho escuro), o que aponta chuva forte. 
Radar meteorológico Morro da Igreja - 14h (local)
Acompanhado a chuva, os detectores de descargas elétricas apontaram muitos raios (abaixo) seguindo a linha de instabilidade associada a banda frontal. 
Em Curitibanos, choveu 13mm e o vento na hora do temporal chegou a 74km/h. Fora do domínio da estação, pode ter havido precipitação maior, vista no radar. Em Lébon Regis, precipitou 15,8mm as três horas da tarde. Em Urupema, apesar de ter ter chuviscado pela manhã e a chuva ter retornado após o meio-dia, esta se intensificou mais a partir das 14h.

Uma hora depois, era a vez do Vale do Itajaí registrar precipitação, sendo que o maior valor foi de 13,8mm em Ituporanga. Na Grande Florianópolis, após bons momentos de aparecimento do sol, o aquecimento associado a alta umidade e aproximação do ramo frontal frio, culminaram em chuva com descargas elétricas. Houve divergência nos valores, semelhante ao que acontece no verão. Enquanto choveu 9,4mm em São José, a capital teve apenas 3,6mm. Porém, até dentro de Florianópolis aconteceram divergências, pois no bairro Capoeiras o acumulado foi de 5,6mm. Em Santo Amaro da Imperatriz, uma estação particular registrou 3mm.

Falando em descargas elétricas, as duas sequências de imagens de satélite abaixo com detecção de raios, no mostra que eles acompanharam quase toda a precipitação da banda frontal.

Segundo previsões do CIRAM, a sexta-feira deve ser de variação de nuvens e períodos de sol em todo o estado. No nordeste catarinense pode ainda chover na madrugada. As temperaturas máximas alternam entre 21 e 23ºC.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: