Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

AR FRIO E SECO FAVORECE TEMPERATURAS NEGATIVAS, NEVOEIROS E GEADA EM SC

Depois de vários dias com registro de chuva, a intensificação do ciclone extratropical associado a frente fria acabou impulsionando a entrada de uma intensa massa de ar polar, que declinou as temperaturas em Santa Catarina. Na quarta-feira, o frio foi mais acentuado nos pontos mais altos, como o Morro da Igreja onde fez -0,8ºC. Com a parte mais intensa do ar frio de origem polar sobre o território catarinense, as temperaturas baixaram ainda mais. Na manhã de ontem, 18 estações meteorológicas espalhadas pelo Meio-Oeste e Planalto Serrano, tiveram valores negativos, sendo que as menores foram de -5,2ºC em Urupema e -4,7ºC em Bom Jardim da Serra. Na tabela abaixo, você confere os demais valores de temperatura mínima de ontem.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima de ontem (ºC)  Cidade (ESTAÇÃOTemperatura mínima de ontem (ºC)
Urupema (CIRAM)-5,2Abdon Batista (CIRAM)-0,6
Bom Jardim da Serra (CIRAM)-4,7Canoinhas (CIRAM)-0,4
São Joaquim (CIRAM)-3,5Joaçaba (CIRAM)-0,3
Caçador (INMET)-1,9Porto União (CIRAM)-0,1
Curitibanos (INMET)-1,5Campo Belo do Sul (CIRAM)0,2
Papanduva (CIRAM)-1,4Rio do Campo (INMET)0,2
Lebon Régis (CIRAM)-1,3Irineópolis (CIRAM)1,0
Três Barras (CIRAM)-1,3São Bento do Sul (INMET)1,4
Major Vieira (INMET)-1,2Ituporanga (CIRAM)1,7
Monte Castelo (CIRAM)-1,2Xanxerê (INMET)2,8
Itaiópolis (CIRAM)-1,1Novo Horizonte (CIRAM)3,7
Rio Negrinho (INMET)-0,8Dionísio Cerqueira (CIRAM)4,3
Morro da Igreja - Urubici (INMET)-0,7Urussanga (INMET)4,5
Rio das Antas (INMET)-0,6Meleiro (CIRAM)5,1

Na análise de hoje, a crista do anticiclone polar encontrava-se sobre o estado, mantendo a massa de ar frio. O centro de alta pressão, contudo, encontrava-se no oceano a leste da Argentina com 1031 hPa de pressão atmosférica.
A medida que o ar frio e seco se estabelecia sobre SC, os ventos foram ficando mais calmos e a pouca quantidade de vapor d'água na troposfera fez com que a perda da radiação infravermelha pelo solo ficasse mais acentuada, favorecendo a formação de nevoeiros, como os que ocorreram hoje entre o Meio-Oeste, Planalto Serrano e interior do Litoral Sul. Na foto abaixo, enviada pelo colaborador José Luiz Mattei, podemos observar o nevoeiro em dissipação sobre Orleans, notando que ao fundo da imagem se encontra a Serra Geral.
Nevoeiro em Orleans-SC
Somado a forte perda de radiação infravermelha, o ar frio quase parado sobre o estado acaba escoando para as baixadas e vales devido a sua maior densidade. Isso acabou culminando em efeito baixada, que é o fato de fazer mais frio nos vales e baixadas do que nos topos. No perfil vertical da troposfera em Urupema na análise das 9h da manhã de hoje, perceba que a temperatura está mais alta a 2000m, do que na superfície da cidade, evidenciando o efeito baixada.
Hoje, enquanto o Morro da Igreja teve mínima de -2,2ºC a 1810m de altitude, Urupema que fica a 1277m registrou -5,6ºC!. Em São Joaquim aconteceu a menor temperatura desta sexta-feira no estado, com -5,9ºC no Cetrejo a 1184m. Porém outra estação no bairro Colônia Cotia a 1375m acusou -0,1ºC. Indo até o Meio-Oeste, verifica-se a mesma situação em Caçador, onde houve mínima de -1,4ºC a 960m e -0,4ºC a 980m. Em parte do litoral a mesma situação em alguns pontos. Em Florianópolis, por exemplo, no bairro Capoeiras a estação Paulo Tempo teve 7,6ºC a 25m, ao passo que outra a 40m registrou 8,3ºC. Confira na tabela abaixo, as menores temperaturas de hoje em SC, neste terceiro dia seguido com marcas negativas.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima hoje (ºC) Região
São Joaquim (CIRAM)-5,9Planalto Sul
Urupema (CIRAM)-5,6Planalto Sul
Bom Jardim da Serra (CIRAM)-5,3Planalto Sul
Urubici (PARTICULAR)-3,0Planalto Sul
Morro da Igreja - Urubici (INMET)-2,2Planalto Sul
Caçador (INMET)-1,4Meio-Oeste
Campos Novos (INMET)0,5Meio-Oeste
Rio das Antas (INMET)0,6Meio-Oeste
Abdon Batista (INMET)0,8Meio-Oeste
Timbé do Sul (CIRAM)2,3Litoral Sul
Rio do Campo (INMET)3,2Vale do Itajaí
Jacinto Machado (INMET)3,8Litoral Sul
Criciúma (CIRAM)4,5Litoral Sul
Florianópolis (INMET)5,4Grande Fpólis

Com o ar frio mais intenso nas baixadas e vales, foram nesses lugares onde ocorreu a geada, que é o congelamento do orvalho. Segundo o INMET, houve geada em São Joaquim, Lages, Campos Novos e Chapecó.

Durante o dia desta sexta-feira, as temperaturas se elevaram mais devido ao ar seco. As máximas mais altas foram de 23,7ºC em São Miguel do Oeste, 23,4ºC em Dionísio Cerqueita, 21,8ºC em Novo Horizonte, 21,7ºC em Xanxerê e 20,7ºC em Criciúma. Houve também, formação de nuvens altas do tipo cirrus, que são constituídas por cristais de gelo na alta troposfera. Tais formações de nuvens são geradas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitudes superiores), que passava pelo leste catarinense, como mostra a figura abaixo, onde percebe-se que a velocidade desses ventos do Jato alcançavam até 200km/h, sobretudo entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Segundo o CIRAM, o tempo deve continuar com sol e poucas nuvens nesse sábado. As temperaturas continuam baixas pela manhã e amenas de tarde. Espera-se valores negativos no Planalto Serrano. Pode ter formação de geada.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: