Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SEGUNDA-FEIRA CHUVOSA E FRIA EM SC

Esta segunda-feira foi um verdadeiro dia de inverno em Santa Catarina, ou seja, houve a combinação de chuva mais frio. Como a maior parte do estado teve um domingo ameno mesmo com sol, bem como apresentaram queda de temperatura durante a noite, a entrada da nebulosidade contribuiu para "estancar" a variação térmica. Para se ter uma idéia, do oeste a serra, as temperaturas máximas nesta segunda-feira não passaram dos 10ºC em todas as cidades dessas regiões. Em São Joaquim, por exemplo, a temperatura nesta tarde não passou dos 8,4ºC. No município de Campos Novos, a máxima registrada pelo termômetro foi de apenas 6ºC! Mesmo valor foi medido em Itaiópolis no Planalto Norte. No Leste, nenhuma cidade teve temperatura superior a 14ºC. Na capital, por exemplo, a máxima de apenas 13,5ºC foi a menor de 2011. Em Massaranduba no Litoral Norte, não fez mais que 10,5ºC! Já Meleiro no Litoral Sul, obteve 11ºC.

Na imagem do satélite Terra com o sensor Modis em super alta resolução, podemos observar a cobertura de nuvens, comentada no parágrafo anterior, sobre todo o território catarinense na período diurno.
De acordo com dados do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), todas as estações meteorológicas acusaram chuva nesta segunda-feira. As regiões onde ocorreram os maiores acumulados de precipitação foram o Litoral Norte, Planalto Norte, Meio-Oeste, Oeste e parte do Alto Vale do Itajaí. Em Major Vieira, por exemplo, a chuva que começou na metade da madrugada, já acumulou 48mm. Na maior parte das regiões citadas os valores oscilaram entre 20 e 50mm. Confira mais detalhes na tabela abaixo.
Cidade (ESTAÇÃO Precipitação 24h (mm) Região
Major Vieira (INMET)48,0Planalto Norte
Irineópolis (CIRAM)47,6Planalto Norte
Monte Castelo (CIRAM)47,2Planalto Norte
Canoinhas (CIRAM)43,4Planalto Norte
Porto União (CIRAM)41,4Planalto Norte
Rio do Campo (CIRAM)36,0Alto Vale
Novo Horizonte (CIRAM)33,6Oeste
Campos Novos (CIRAM)33,0Meio-Oeste
Massaranduba (CIRAM)32,0Alto Vale

A vinda da chuva foi provocada pelo avanço de um Vórtice Ciclônico (Sistema de baixa pressão atmosférica) na média troposfera para o Sul do Brasil, o qual causa advecção de vorticidade ciclônica, contribuindo para forçar o ar a subir sobre o Sul do Brasil, formando nuvens. Esse sistema pode ser visto na figura de análise abaixo, representado pela sigla VC, onde encontra-se o eixo da circulação ciclônica naquele nível.
Aliado a esse VC, tinhamos a atuação do Jato Subtropical, que são ventos fortes na alta troposfera, a mais de 10km de altitude. Essa corrente de ventos contribui para dar suporte a nebulosidade. Para ter uma idéia da velocidade desse vento, como não há dados da sondagem atmosférica de hoje no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, podemos pegar a do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, onde apontava vento de 274,3km/h a aproximadamente 12780m de altitude. Na figura abaixo, tem-se uma visão ampla em escala sinótica, mostrando a área de atuação do Jato Subtropical, onde os ventos mais fortes estão mais próximos da cor vermelha na legenda.

Segundo o CIRAM, a terça-feira deve ser de tempo instável com chuva em boa parte do dia. As temperaturas não passam dos 16ºC na maior parte do estado, sendo que no Planalto Serrano não deve fazer mais que 11ºC.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA
Mapas de criação própria


Nenhum comentário: