Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 21 de agosto de 2011

TEMPERATURAS NEGATIVAS, GEADA E SINCELO NESTE DOMINGO EM SC

Com o deslocamento do ciclone extratropical para alto mar, bem como sua intensificação, a massa de ar polar de forte intensidade ingressou em território catarinense ao longo deste final de semana, declinando as temperaturas em todo o estado. As 9 horas de hoje, o centro do sistema de alta pressão polar encontrava-se sobre o leste da Argentina, com pressão muito alta de 1036 hPa (Hectopascais). A medida que o sistema avançava, a pressão atmosférica ia se elevando sobre Santa Catarina. Em Florianópolis, por exemplo, a pressão que durante a madrugada era de 1024,9 hPa, subiu para 1030 hPa agora a noite. Veja o sistema (letra A) na figura de análise abaixo.
Com predomínio de pressões atmosféricas altas, o céu ficou claro a permitiu maior queda de temperatura, pois boa parte da radiação infravermelha conseguiu evacuar para o espaço. Isso associado ao ar frio de forte intensidade, fez com que 24 estações meteorológicas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em SC tivessem temperaturas mínimas negativas. A menor foi em Urupema, onde fez -5,1ºC. Em seguida tem-se o Morro da Igreja em Urubici onde foi medido -4,6ºC. Outras muitas cidades que não possuem estações, podem ter apresentado valores abaixo de zero grau. Veja mais detalhes na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)  Cidade (ESTAÇÃOTemperatura mínima (ºC)
Urupema  (CIRAM)-5,1Abdon Batista (CIRAM-0,6
Urubici - Morro da Igreja (INMET)-4,6Bom Jardim da Serra (CIRAM)-0,4
São Joaquim (INMET)-3,8Curitibanos (CIRAM)-0,4
Caçador (INMET)-2,5Novo Horizonte (CIRAM)0,0
Major Vieira (CIRAM)-2,3Ituporanga (INMET)0,4
Três Barras (CIRAM)-2,2Xanxerê (INMET)0,6
Itaiópolis (CIRAM)-2,0Rio do Campo (INMET)0,7
Monte Castelo (CIRAM)-2,0Chapecó (INMET)1,7
Rio Negrinho
(INMET)
-2,0Dionísio Cerqueira (INMET)1,8
Canoinhas (CIRAM)-1,7Timbé do Sul (CIRAM)1,9
Papanduva (CIRAM)-1,5São Miguel do Oeste (CIRAM)2,1
Campo Belo do Sul (CIRAM)-1,3Lontras  (CIRAM)2,9
Porto União (INMET)-1,3Urussanga (INMET)3,2
Campos Novos (CIRAM)-1,2Turvo (CIRAM)5,4
São Bento do Sul (CIRAM)-1,1Meleiro (CIRAM)5,7
Campo Alegre (INMET)-1,0Massaranduba (CIRAM)5,8
Joaçaba (CIRAM)-0,9Criciúma (CIRAM)5,9
Lages (INMET)-0,8Araranguá (INMET)6,4
Rio das Antas (CIRAM)-0,6Santo Amaro da Imperatriz (PARTICULAR)7,2
Lebon Régis (CIRAM)-0,6São José (INMET)7,9

Com a perda radiativa favorecida pela quase total ausência de nuvens, além da temperatura do ar na altura do abrigo, a temperatura da relva caiu bastante, o que determinou condições para formação de geada. De acordo com o INMET, a geada aconteceu hoje pela manhã em Lages, São Joaquim, Chapecó e Campos Novos. Essas informações provém de observações visuais, realizadas pelos observadores meteorológicos que trabalham para o instituto em questão. 
Nevoeiros em SC as 7h de hoje
Em alguns pontos do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, a geada não ocorreu por conta da formação de nevoeiros (cores em azul na figura acima). Em Urupema, o nevoeiro acabou se cristalizando ao encontrar temperaturas negativas nas superfícies, dando origem ao fenômeno Sincelo, que é raro no Brasil mas acontece todos os anos no alto da Serra Catarinense. As fotos abaixo, tiradas pela prefeitura de Urupema, mostram os efeitos do Sincelo, que dá a impressão de que nevou.
Urupema-SC
Urupema-SC
Se olharmos o perfil vertical de temperatura as 9h em Urupema, veremos a chamada inversão térmica de baixos níveis, ou seja, ar menos frio acima do ar mais frio. Veja que a temperatura chega a aumentar até 4ºC com a altura. Esse tipo de inversão, quando associado a umidade relativa mais elevada durante as primeiras horas do dia pode dar início a nevoeiros do tipo radiativos, como o que ocorreu em Urupema.
Durante a tarde, a maioria das regiões catarinenses não tiveram mais que 15ºC de temperatura máxima, mesmo com a presença do sol. A única área a quebrar essa marca foi no Litoral Norte, onde fez 16ºC em Itapoá. No Litoral Sul, até Criciúma teve valores baixos sob presença de céu claro, registrando 15,1ºC. Em Urupema, a umidade relativa do ar abaixo dos 40% durante a tarde, acabou aumentando a amplitude térmica, sendo que enquanto a mínima havia sido -5,1ºC, a máxima chegou aos 12,5ºC, uma diferença de 17,6ºC entre a mínima e a máxima. Mesma situação em São Joaquim, onde a máxima não ultrapassou os 12,1ºC. 

Na costa, principalmente Litoral Sul, a presença do ciclone extratropical no oceano Atlântico com pressão mínima de 956 hPa, ainda deixou e provocou ressaca, como no Balneário Rincão, que pode ser visto na foto abaixo.

Balneário Rincão-SC
Segundo o CIRAM, a previsão é que o frio ainda se mantenha na segunda-feira, podendo fazer até -3ºC no Planalto. A nebulosidade deve estar mais presente, intercalando com períodos de sol. Ao longo do dia deve chover com descargas elétricas em todas as regiões. Apesar da chuva a noite, há risco de geada em alguns pontos pela manhã onde o céu estiver mais limpo.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTOS: PREFEITURA DE URUPEMA, PORTAL ENGEPLUS
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: