Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRIMAVERA ASTRONÔMICA COMEÇOU COM CHUVA E TEMPORAIS EM SC

O deslocamento de um cavado (área alongada de baixa pressão) entre a média e alta troposfera sobre a Argentina, contribuiu para diminuir a pressão atmosférica em superfície e aumentar a convergência de umidade. Na figura de análise dos ventos a 1500m de altitude, podemos notar o sistema de baixa pressão formado nos baixos níveis (área onde os ventos giram no sentido horário do relógio), bem como os ventos úmidos da floresta amazônica entrando de noroeste em SC.
Isso era refletido nos índices de inatabilidade K e Totals, que na figura abaixo estavam mais altos pela manhã no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral. Veja que no extremo oeste, o índice Totals estava em 48 e o K entre 30 e 35, indicando bastante quantidade de vapor d'água disponível na troposfera. Foi realmente nessa área onde mais choveu hoje.
Durante a madrugada desta sexta-feira, nuvens com alto desenvolvimento vertical já se formavam sobre o oeste catarinense, sendo que os topos dessa nebulosidade chegavam a temperaturas de até -70ºC, indicando a alcançavam altitudes de até 15km. Na imagem do satélite GOES-12 as 3 horas da madrugada, podemos ver essa situação.
O extremo oeste do estado já registrava chuva desde as 2 horas, sendo que a intensidade aumentou por volta das 6 horas da manhã. Nesse último horário, tivemos pancada forte de chuva com até 15mm em poucos minutos em Dionísio Cerqueira, sendo que as rajadas de vento chegaram a 59,4km/h. Ao todo, o acumulado durante as nove horas de precipitação foi de 48,6mm por lá. Em São Miguel do Oeste, situação parecida, com acumulado total de 44,6mm, com ventos de 71,6km/h associados. Temporal também foi registrado em Novo Horizonte, com até 46mm de chuva no mesmo período de tempo das cidades citadas anteriormente. 

Em parte do Meio-Oeste, a precipitação já era observada no começo da manhã, como em Água Doce, sendo que até o meio-dia choveu 31,2mm, cessando logo depois. Mesma situação em Campos Novos, porém com valor um pouco menor, de 26,8mm.
Aos poucos a forte nebulosidade foi abrangendo todo o estado de oeste para leste, como é visto na imagem de satélite das 9h (acima). No final da manhã, o radar do meteorológico localizado no Morro da Igreja (figura abaixo) detectava refletividade entre 20 e 45 dBZ sobre o Planalto Serrano, Meio-Oeste e interior do Litoral Sul, o que estima uma chuva entre fraca e moderada (cor entre o verde e amarelo), ficando até um pouco forte no Planalto Norte (cor laranja).
Na foto abaixo, enviada pelo nosso colaborador José Luiz Mattei, vemos o início da chuva em Orleans, no Litoral Sul do estado. 
Orleans-SC
Como indicou o radar, a chuva mais forte estava no Planalto Norte. Isso foi evidenciado pelas estações meteorológicas do CIRAM e INMET. Em Canoinhas, por exemplo, choveu 20,8mm em menos de 5 horas de duração, sendo o maior valor do centro-leste do estado. Em seguida, tem-se Itaiópolis, onde precipitou 17,2mm. No Planalto Sul, Urupema teve 16,2mm acumulados.

Falando do leste, a chuva nesta área começou em torno do meio-dia, com maior abrangência no Litoral Norte e Vale do Itajaí. O maior acumulado foi de 7,4mm em Indaial e 5,4mm em Massaranduba. Na capital, choveu míseros 0,8mm no bairro Itacorubi. O radar meteorológico detectava essa chuva ao meio-dia, observando que a chuva mais intensa estava justamente na região de Indaial.
A chuva perdurou de forma fraca pela tarde, acompanhada de ventos de norte, que alcançaram velocidades de até 40km/h pela faixa litorânea. Por volta do final da tarde, a nebulosidade com maior desenvolvimento vertical cobria ainda todo o leste catarinense, com excessão do extremo sul. 

Devido a cobertura de nuvens, as temperaturas máximas ficaram mais baixas hoje, sendo que as maiores foram de 22,1ºC em São Miguel do Oeste e 21,5ºC em Florianópolis.

Segundo o CIRAM, a previsão é de um sábado com bastante nuvens e chance de chuva pela madrugada e manhã no leste, melhorando gradativamente ao longo do dia. No Litoral Norte, a chuva pode persistir até a tarde. Já no Oeste e Meio-oeste, o dia será de sol e calor. As máximas podem alcançar os 27ºC por lá.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTO: José Luiz Mattei
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: