Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 4 de setembro de 2011

ANÁLISE DO MÊS DE AGOSTO-2011

O mês de agosto deste ano foi bastante chuvoso em Santa Catarina, com acumulados de precipitação acima do normal em todo o estado. Além disso, o mês foi influenciado por fortes massas de ar frio, que associadas a umidade trouxeram queda de neve. O terceiro ponto de destaque foram os temporais com ocorrência de granizo.

Como na introdução, agosto de 2011 foi de chuva muito acima da média climatológica em todo o território catarinense, sobretudo da Serra ao Litoral. Isso é bem visível na figura abaixo, que mostra a anomalia de precipitação em relação a média. Note que numa porção do Planalto Norte, além da região compreendida desde o Planalto Sul até e Grande Florianópolis, choveu mais de 200mm acima do normal.
Em Florianópolis choveu 432,1mm durante todo o mês de agosto, sendo o maior acumulado do estado e também o maior valor na estação do CIRAM desde que ela foi instalada. Em São José, a estação do INMET teve precipitação mensal de 370mm. Em Lages, choveu 373mm, superando agosto de 1965. Joinville teve 366,1mm, ultrapassando o mesmo mês em 1998. Acompanhe na tabela abaixo mais dados da chuva de agosto-2011 em SC.

Cidade (ESTAÇÃO Precipitação Agosto-2011 (mm) Região
Florianópolis (CIRAM)432,1Grande Fpólis
Campos Novos (INMET)392,8Meio-Oeste
Lages (INMET)373,0Planalto Sul
São Joaquim (INMET)372,9Planalto Sul
Major Vieira (CIRAM)372,6Planalto Norte
Blumenau (CIRAM)372,1Vale do Itajaí
São José (INMET)370,0Grande Fpólis
Joinville (CIRAM)366,1Litoral Norte
Indaial (INMET)365,2Vale do Itajaí
Ituporanga (INMET)355,0Vale do Itajaí
Itajaí (CIRAM)336,6Litoral Norte

Esses acumulados foram bem distribuídos durante o mês, pois em média tivemos em torno de 20 dias com chuva, principalmente no leste do estado. Pouco se via sol nas áreas litorâneas durante agosto deste ano, sendo que apenas o início do mês teve mais que 5 dias consecutivos de sol. No gráfico abaixo, temos os valores diários de umidade relativa no horário das 15h em São José. Perceba que a maior parte do mês teve mais que 60% de umidade relativa naquele horário, indicando que a quantidade de vapor d'água por porção de ar estava alta até nas tardes.
Muitas dessas chuvas vieram sob a forma de temporais também, com quebra de recordes em 24 horas. Associados a esses temporais, houve granizo. A precipitação de granizo foi registrada em dois eventos. No primeiro, dia 9, o fenômeno se formou sobre alguns pontos do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte. Já no segundo evento, a precipitação de granizo foi mais ampla, sendo registrado em Joaçaba, Jaborá, Capinzal, Ouro, Erval Velho, Criciúma, Balneário Rincão e Forquilhinha. Os vendavais também se fizeram presente, sendo que no dia 9 o vento chegou a 117km/h em Campos Novos e no dia 30 as rajadas foram de 122km/h em Novo Horizonte.

As temperaturas foram outro destaque do mês. Começando pelas manhãs, tivemos a incursão de apenas duas massas de ar frio significativas. A primeira provocou temperaturas negativas em 26 estações meteorológicas, sendo que em Urupema fez -8ºC. O forte e espesso ar frio associado a circulação de umidade por um ciclone extratropical, favoreceram a neve mais a ampla e acumulativa de 2011. Nevou em São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, Lages, Herval do Oeste, Joaçaba e Água Doce. A segunda massa de ar polar, provocou temperaturas negativas em 24 estações meteorológicas, com a menor em Urupema onde fez -5,1ºC. Nesta última onda de frio do mês, por conta da distância do ciclone em relação a costa não houve neve, mas a geada e o sincelo (nevoeiro congelado) foram registrados. O mês acabou fechando com temperatura mínima média abaixo do normal entre o Planalto Sul e região serrana da Grande Florianópolis, como percebe-se na figura abaixo.
Anomalia de temperatura mínima em agosto-2011
Agosto teve apenas um evento de calor intenso, no dia 13, associado a um aquecimento pré frontal. Onze estações tiveram valores de temperatura máxima acima dos 30ºC naquele dia, quando Criciúma registrou 34,9ºC. Como estamos comentando sobre máximas, não pode-se deixar de falar das máximas mais baixas, principalmente no período chuvoso após a incursão de ar polar.  No dia 22, por exemplo, as máximas não passaram dos 14ºC no leste e dos 10ºC no restante do estado. O mês fechou com temperatura mínima média entre normal e abaixo do normal em todo o estado (figura abaixo).
Anomalia de temperatura máxima em agosto-2011
Os sistemas mais atuantes para ocorrência das chuvas e temporais em Santa Catarina no mês de agosto foram as frentes frias, frentes estacionárias, cavados e circulação marítima. Os maiores valores de chuva em 24 horas, foram provocados por cavados e uma frente estacionária. Como esses cavados se estendiam até a média troposfera e havia incursão de ar frio nessa camada, houve os eventos de granizo. 

Analisando as anomalias de  TSM (Temperatura Superficial do Mar), na figura abaixo, percebe-se condição de neutralidade no oceano Pacífíco Equatorial, apesar da expansão da área com anomalia negativa. Essa condição neutra, associada as águas mais quentes que o normal entre o oceano Atlântico e estuário do Rio da Prata, podem ter favorecido maior evaporação e convergência de umidade para os sistemas transientes que alcançaram o Sul do Brasil.
DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA

Nenhum comentário: