Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CHUVA ULTRAPASSA OS 200 MILÍMETROS EM SC E RIO ITAJAÍ SOBE MAIS DE 11 METROS!

Uma frente estacionária, que se estabeleceu sobre Santa Catarina na noite de segunda-feira, vem provocando chuva abundante e persistente sobre o estado. Na figura abaixo, podemos ver a posição do sistema frontal estacionário (linha com triângulos azuis e semicírculos vermelhos) na manhã de hoje, por volta das 6h, associado a uma baixa pressão no sudoeste do Paraguai (letra B). 
Na figura abaixo, da análise de ontem, podemos ver a divisão das massas de ar, com o ar frio ao sul da frente estacionária e o ar quente ao norte.
A baixa pressão formada no Paraguai vai ser a responsável por causar uma frontogênese amanhã, que desviará as instabilidades para fora de SC. Enquanto isso não acontece, essa mesma baixa pressão contribuiu para intensificar ainda mais as chuvas nas últimas 24 horas, devido ao aumento da confluência de umidade entre a floresta amazônica em Santa Catarina, por meio de ventos de noroeste, que é visto na figura abaixo.
Só nas últimas 24 horas, os acumulados de precipitação já ultrapassaram os 100 milímetros em várias cidades do Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Os maiores foram de 130,8mm em São José, 126,7mm em Água Doce, 106,6mm em Campos Novos e 122,6mm em Caçador. Acompanhe mais detalhes do acumulado de precipitação das últimas 24 horas na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Precipitação 24 horas (mm) Região
Rio do Sul (CEOPS)154,6Vale do Itajaí
São José (INMET)130,8Grande Fpólis
Água Doce (INMET)126,7Meio-Oeste
Caçador (INMET)122,7Meio-Oeste
Lébon Regis CIRAM)116,8Meio-Oeste
Rio das Antas (CIRAM)114,4Meio-Oeste
Ituporanga (INMET)112,8Vale do Itajaí
Indaial (INMET)112,2Vale do Itajaí
Lontras (CIRAM)106,8Vale do Itajaí
Campos Novos (INMET)106,6Meio-Oeste
Itajaí (INMET)104,2Litoral Norte

Se olharmos a imagem do radar meteorológico da aeronáutica instalado no Morro da Igreja, veremos que as chuvas entre moderada e forte (amarelo até laranja e vermelho) as 3h da madrugada eram justamente onde houve os maiores acumulados, cuja a área apresentava refletividade de até 45 dBZ nas gotículas de água.
Imagem de radar das 3h de hoje
Já considerando todos os últimos três dias, choveu mais de 200 milímetros pelo território catarinense, como em Campos Novos que teve 214mm. Para se ter uma idéia, a média climatológica para todo o mês de setembro é de 170mm nessa região, ou seja, choveu em 72 horas quase o dobro de todo o mês. A Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí tiveram precipitações próximas e em torno dos duzentos milímetros, sendo que o comum durante todos os trinta dias de setembro nessa região é de 150mm. Em São José, por exemplo, o acumulado foi de 201,8mm. 
 
Veja mais detalhes da chuva nas últimas 72 horas na próxima tabela, com dados do CIRAM e INMET.
Cidade (ESTAÇÃO Precipitação 72 horas (mm) Região
Campos Novos (INMET)214,0Meio-Oeste
São José (INMET)201,8Grande Fpólis
Indaial (INMET)196,6Vale do Itajaí
Itajaí (INMET)188,0Litoral Norte
Ituporanga CIRAM)184,9Vale do Itajaí
Lontras (CIRAM)178,4Vale do Itajaí
Major Vieira (INMET)166,2Planalto Norte
Água Doce (CIRAM)158,9Meio-Oeste
Caçador (CIRAM)151,7Meio-Oeste
Curitibanos (INMET)148,1Meio-Oeste

No Vale do Itajaí, municípios estão em estado de emergência desde ontem em virtude da subida do rio, sendo eles: Indaial, Timbó, Taió, Blumenau, Rio do Sul, Ibirama e Brusque. Essa subida se dá pelo fato de o rio Itajaí nascer em Rio do Sul onde já choveu 181mm nas últimas 48 horas. Segundo o CEOPS, o nível do rio sobre Blumenau marcava incríveis 11,26 metros na medição das 22h de hoje. O resultado já foram alagamentos, como mostra a foto do nosso colaborador Jaime Batista da Silva.
Enchente em Blumenau-SC
Além do aumento no nível dos rios, outro problema é que essa chuva intensa e persistente está encontrando um solo já saturado pelas chuvas de agosto, resultando em deslizamentos de terra. Segundo a defesa civil catarinense, os municípios que tiveram esses acontecimentos foram Águas Mornas, Caçador, Corupá, Pomerode, Presidente Getúlio, Timbó e Tijucas. Ao todo, 59 cidades do estado foram atingidas por enchente, deslizamentos, granizo e/ou enxurradas nesta semana, com 14 em estado de emergência (Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum) e 2 em calamidade pública. 

Por conta da cobertura de nuvens, os últimos dias foram de temperaturas bastante amenas, não passando dos 18ºC na maioria das regiões. Hoje, por exemplo, as maiores foram de 17ºC em Dionísio Cerqueira, 16,2ºC em Urussanga, 16,8ºC em Florianópolis e Massaranduba e 15,4ºC em Lontras. Pela última imagem do radar meteorológico do Morro da Igreja as 23h, chovia entre moderado e forte desde o Vale do Itajaí até a Grande Florianópolis.

Acompanhe informações adicionais todos os dias no twitter Paulo Tempo. Siga e fique informado sobre o tempo em SC: @PauloTempo

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, EPAGRI-CIRAM, DEFESA CIVIL, CEOPS, DIÁRIO CATARINENSE
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: