Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AR QUENTE COMEÇA A INGRESSAR EM SANTA CATARINA

Após a passagem de uma frente fria de fraca intensidade sobre alto mar no dia de ontem, mais uma massa de ar seco entrou em Santa Catarina, favorecendo temperaturas baixas de 0ºC em Urupema. No entanto, pelo menos já no interior do estado catarinense, esse ar seco já não é mais frio. Por isso, o frio é provocado apenas pela perda de radiação infravermelha pelo solo durante a ausência de nuvens e de brilho solar. Isso faz a amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima) subir, como aconteceu hoje. Em São Miguel do Oeste, pela manhã a temperatura mínima foi de 13,6ºC, ao passo que a tarde fez um calor de 29,4ºC, sendo a maior máxima do estado hoje. No Planalto Serrano, ainda fez bastante frio no período matutino, com mínima de 1,7ºC em Urupema e Bom Jardim da Serra.

Como dito, pelo interior o ar deixa de ser seco e frio, para ser apenas seco. O calor vem acentuando ainda mais em virtude do ingresso de ar quente de norte (cores avermelhadas), que como é visto na figura abaixo, está literalmente invadindo o Sul do Brasil, Uruguai e centro-norte da Argentina.
Confira na tabela abaixo as temperaturas máximas hoje em Santa Catarina, verificando a divergência entre o planalto e litoral.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura Máxima (ºC) Região
São Miguel do Oeste (INMET)29,4Oeste
Abdon Batista (INMET)28,3Meio-Oeste
Xanxerê (INMET)28,0Oeste
Dionísio Cerqueira (CIRAM)27,2Oeste
Rio das Antas  (INMET)26,7Meio-Oeste
Urussanga (CIRAM)25,5Litoral Sul
Indaial (CIRAM)25,2Médio Vale
Massaranduba (CIRAM)24,7Litoral Norte

O que provoca esse forte ingresso de ar mais quente de norte para sul, é a presença de uma área de baixa pressão na Argentina, associada a uma frente fria no litoral daquele país. Em altitudes de aproximadamente 1500 metros, esse ventos vem quente e úmido da floresta amazônica, que segue direto para a zona frontal citada. Tais ventos, são chamados Jato de Baixos Níveis, que pode ser observado na próxima figura da análise das 9h de hoje (hora local), onde os ventos mais fortes são de cor avermelhada (ver a legenda).
Com o ar seco e a perda radiativa infravermelha no período noturno, também tem-se a formação de nevoeiros, que acontecem com inversões térmicas, visto que o ar fica mais frio embaixo do que algumas camadas sobrejacentes. Na figura abaixo, vemos um exemplo na análise vertical de temperatura em Major Vieira, que nos mostra a temperatura subindo com a altura, normalizando logo depois quando volta a descrescer a partir de. Ocorreram nevoeiros hoje no Planalto Serrano e interior do Litoral Sul e do Litoral Norte.
Já na faixa litorânea, principalmente próximo do mar, houve formação de nuvens baixas do tipo Stratocumulus e Cumulus Humilis, em virtude da circulação de umidade entre o oceano e continente, pelos ventos de leste/nordeste, predominantes hoje, os quais provêm do anticiclone pós frontal em alto mar. Essa nebulosidade, que cortou o litoral de norte a sul, é vista na imagem do satélite Terra, com o sensor Modis em alta resolução.

Sobre o mar e até algumas áreas do Litoral Sul, também houve a formação de nuvens altas do tipo cirrus, constituídas por cristais de gelo em suspensão no ar. Tal nebulosidade, é gerada pela presença do Jato Subtropical (ventos fortes na troposfera superior), que tinha seu ramo até o norte gaúcho, influenciando parte do território catarinense pela manhã.

Segundo previsões feitas pelo CIRAM, a quinta-feira deve se de tempo bom em Santa Catarina. Faz frio pela manhã, porém esquenta bastante a tarde, podendo alcançar entre 28ºC e 30ºC nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Litoral (longe do mar). Na serra, mínima de 3ºC pela manhã.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA.
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: