Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AQUECIMENTO PRÉ FRONTAL FAZ TEMPERATURAS PASSAREM DOS 30ºC EM SC

Como comentado na última postagem aqui do blog (veja), a presença de uma área de baixa pressão associada a uma frente fria na Argentina, provocava aumento nas correntes de ar quente e assim trazia mais calor de norte para sul. Hoje, o sistema frontal encontra-se semi-estacionário entre o nordeste argentino, Uruguai, sul gaúcho e oceano Atlântico adjacente. Em alto mar que se define o ramo frio (frente fria). Devido a maior proximidade desse sistema entre ontem e hoje, o ingresso de calor ficou ainda mais intenso, ao mesmo tempo que esse ar era comprimido pela zona frontal.

Na figura de análise abaixo, vemos esse vento quente e também úmido a 1500m de altitude, o qual é proveniente da floresta amazônica.
Para se ter uma idéia do calor, veja a imagem de satélite no canal infravermelho com realce abaixo. Note na vanguarda das nuvens com desenvolvimento vertical formadas pelo sistema frontal semi-estacionário, há uma mancha na cor preta. Isso demonstra a presença de temperaturas bastante altas nesta área, pois esse canal do satélite detecta a quantidade de radiação infravermelha emitida pelo solo.
Em Santa Catarina, as temperaturas ultrapassaram os trinta graus em vinte estacões meteorológicas, sendo que ontem a maior foi de 33,6ºC em Urussanga e hoje 34,1ºC em Joaçaba. As regiões que mais tiveram calor foram o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale e interior do Litoral. Na serra, apesar de mais brando, o calor chamou a atenção, com temperatura máxima de 28ºC na fria São Joaquim. Na tabela abaixo, você vê as temperaturas máximas em algumas cidades catarinenses, com dados de ontem na segunda coluna, bem como os de hoje na terceira coluna.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura Máxima (ºC) de ontem Temperatura Máxima (ºC) de hoje
Urussanga (INMET)33,628,7
Criciúma (CIRAM)32,928,8
Abdon Batista (INMET)32,633,9
São Miguel do Oeste (INMET)32,333,2
Joaçaba (CIRAM)32,234,1
São Bento do Sul  (INMET)31,032,4
Caçador (CIRAM)30,431,2
Jacinto Machado (CIRAM)30,427,7
Dionísio Cerqueira (CIRAM)30,332,0
Ituporanga (CIRAM)27,333,0
Major Vieira (CIRAM)28,533,1
Indaial (CIRAM)29,133,2
Canoinhas (CIRAM)29,732,6

Na imagem de satélite mostrada anteriormente, vê-se alguma nebulosidade mais rala sobre o litoral e sudeste catarinense. São na verdade nuvens altas formadas por cristais de gelo. Houve algumas nuvens médias também. Na foto abaixo, o nascer do sol foi acompanhado dessas nuvens em Imbituba (litoral sul), que na imagem eram do tipo Cirrustratus, as quais formam um lençol no céu.
Imbituba-SC
Essa nebulosidade alta é estimulada pela presença de ventos mais fortes na alta troposfera, que acabam arrastando o topo das nuvens de desenvolvimento vertical associadas ao sistema frontal, levando-os na direção do vento, que neste caso abrangia aquela parte de SC.

Para o sábado, a previsão do CIRAM é de muitas nuvens e chance de chuva no decorrer do dia, com risco de temporais isolados, associados a vendavais e eventualmente queda de granizo. Começa pela divisa com o RS e vai se estendendo para as demais regiões. As temperaturas máximas declinam em relação a hoje, mas o ar deve permanecer abafado devido a alta umidade.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.
FOTO: TERRA WAVES. Mande sua foto meteorológica para paulotemposc@gmail.com
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: