Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DEPOIS DA CHUVA E A VENTANIA, AR SECO E FRIO PREDOMINA EM BOA PARTE DE SC

Durante o sábado e domingo, a presença de uma frente fria no litoral do Sul do Brasil, associada a uma área alongada de baixa pressão que se estendia até o nordeste da Argentina, proporcionavam a formação de nuvens com alto desenvolvimento vertical sobre parte de Santa Catarina, sobretudo do oeste ao sul do estado. Não chegou em todas as regiões, porém vale destacar o Oeste, onde precipitou em torno dos 50mm (como mostra a figura abaixo). Em Chapecó, por exemplo, a estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) totalizou um acumulado de 36,9mm entre a noite de sexta-feira e o domingo. 
No Litoral Sul e Planalto Sul, a chuva já era detectada pelo radar meteorológico da aeronáutica na madrugada e manhã de sábado, com intensidade moderada a forte em alguns pontos, como a região de Araranguá, Criciúma e Urussanga (cor vermelha na figura). Era estimada uma chuva de até 50mm por hora nessas áreas.
Na foto abaixo, podemos ver o céu encoberto com início dessa chuva no município de Orleans, por nosso colaborador José Luiz Mattei.
Chuva em Orleans-SC
Ao longo do domingo e segunda-feira, outra frente fria se formou no leste argentino e se deslocou pelo litoral catarinense em direção ao oceano Atlântico, unindo-se a outra frente fria que se afastara para o Sudeste do país. Essa nova frente fria estava associada a um ciclone extratropical em amadurecimento, o que culminou em ventania na costa de Santa Catarina. Na figura de análise de ventos abaixo, podemos notar a posição do ciclone extratropical (letra B) na manhã de ontem.
Segundo as estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), INMET e dados de Metar, as rajadas mais fortes de vento foram de 66,2km/h em Laguna, 56,8km/h em São José, 55,8km/h em Araranguá, 54km/h em Florianópolis e 48,3km/h em São Francisco do Sul.

O ciclone extratropical em gênese, reponsável pelos ventos, impulsionava o ingresso de uma massa de ar seco e mais frio, que estabilizou e esfriou o tempo no estado catarinense. O frio não foi tão intenso, mas mas o Planalto Sul amanheceu próximo de zero grau nesta terça-feira. As menores temperaturas mínimas foram de 1,0ºC no Morro da Igreja em Urubici, 1,4ºC em São Joaquim e 3,7ºC em Bom Jardim da Serra. No entanto, vale ressaltar que Urupema obteve 1,7ºC no fim da noite de ontem, sendo que durante a madrugada teve acréscimo. Isso aconteceu por conta dos nevoeiros, que tendem a descontinuar a queda de temperatura depois de formados.

As demais regiões de SC também tiveram um friozinho, em relação aos dias anteriores, com registro de 6,7ºC em Timbé do Sul, 6,9ºC em Abdon Batista, 8,4ºC em Caçador, 9,2ºC em Itaiópolis, 10,0ºC em São Miguel do Oeste, 10,3ºC em Urussanga e 11,8ºC em Florianópolis. Durante a tarde, a presença do sol elevou as temperaturas máximas, chegando a medir 27ºC em São Miguel do Oeste. 

No Litoral, o deslocamento do anticiclone frio para o mar ao largo da costa, trouxe ingresso de umidade pelos ventos de leste, que com o relevo acidentado (montanhas e serras), culminou em formação de nuvens orográficas. Por isso se viu cobertura de nuvens do tipo Stratocumulus e Cumulus hoje. Chegou a chover fraco em Indaial com acumulado de 1,0mm pela manhã. A imagem do satélite Terra com o sensor Modis em alta resolução, mostra a cobertura de nuvens pelo leste catarinense, lembrando que as nuvens sobre o Planalto Serrano são na verdade os nevoeiros. Sobre o oeste, é possível ver nuvens altas do tipo cirrus, que são formadas pelo arrastamento do topo das nuvens verticais que estavam sobre a Argentina na manhã de hoje.
Segundo o CIRAM, a previsão é de uma quarta-feira com tempo bom em Santa Catarina. Deve fazer calor, aproximando-se dos 30ºC. Pode haver pancadas de chuva com trovoadas isoladas no Litoral. Na Serra, mínimas próximas de zero grau e chance de geada muito isolada.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: