Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FORMAÇÃO DE FRENTE FRIA NO LITORAL CATARINENSE FAVORECEU NOVA MASSA DE AR FRIO

A área de baixa pressão que gerou o Sistema Convectivo de Mesoescala entre a sexta-feira e sábado, acabou evoluindo e formando uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão (letra B) organizado no mar a leste da costa catarinense, como mostra a figura abaixo, com análise de pressão atmosférica e ventos a superfície as 10h de ontem. Veja que o anticiclone pós frontal (centro do ar frio) já estava posicionado no leste argentino (letra A).
Esse foi o motivo de ter ventado bastante durante a tarde de domingo e também nesta segunda-feira. As rajadas máximas nas últimas 49 horas foram de 79,9 km/h em Laguna, 74,5 km/h em Florianópolis (Lagoa da Conceição), 38,1 km/h em Urussanga e 37,8 km/h em Balneário Camboriú. Os dados são de estações do CIRAM, INMET e algumas particulares avaliadas pelo blog. 

Do centro para o sul do estado, a saída gradativa da nebulosidade associada a nova frente fria recém formada, proporcionou aberturas de sol. Isso é evidenciado na foto abaixo, enviada de Orleans por nosso colaborador José Luiz Mattei.
Orleans-SC
Durante a tarde, essas aberturas de sol, também permitiram observar as nuvens altas do tipo cirrus, formadas por cristais de gelo em suspensão. Como tinhamos intenso cisalhamento, que é a diferença brusca de direção e velocidade do vento com a altitude, essas nuvens cirrus tomaram formas que as denunciam com Cirrus Uncinus. Um bom índice de instabilidade para notar esse forte cisalhamento vertical do vento, é o Sweat. Na figura de análise das 10h de ontem (abaixo), observa-se que os valores estavam muito altos sobre o centro-leste catarinense, superiores a 360. Tivesse ainda convecção e umidade mais alta, até um tornado poderia ter se formado.
Na imagem do satélite Aqua com o sensor Modis em alta resolução, pode-se ver essas nuvens Cirrus Uncinus aparecem bem na retaguarda da instabilidade. Elas tem um formato parecendo voltas.


Na manhã desta segunda-feira, o ingresso do ar mais frio trouxe temperaturas baixas. A menor se deu em Urupema com 0,8ºC, seguida de Urubici (Morro da Igreja) com 2ºC. Nas demais cidades fez 3,3ºC em São Joaquim, 4,2ºC em Bom Jardim da Serra, 4,3ºC em Caçador, 5,1ºC em Campo Belo do Sul e 5,3ºC em Tangará. O leste teve temperaturas variando entre 10,5ºC em Jacinto Machado até 17,5ºC em São Francisco do Sul.

Como o anticiclone pós frontal (centro do ar frio) deslocou seu centro para o mar na altura da costa da Argentina, seus ventos começaram a entrar de sudeste no Litoral Sul catarinense e parte da Grande Florianópolis, como pode-se ver na figura de análise das 10h de hoje. Note que as velocidades ainda estavam significativas, na casa dos 50 km/h alguns pontos do Litoral do estado. 
Essa configuração sinótica, proporcionou a advecção de umidade marítima para as regiões onde atuava o vento sudeste. Como o relevo é acidentado, o ar úmido e frio tende a subir forçadamente para as montanhas, onde sofre expansão e resfria-se adiabaticamente, culminando na formação de nuvens baixas (orográficas). A imagem de satélite abaixo, agora do satélite Terra com sensor Modis, apresenta bem essa nebulosidade. Segundo as estações do CIRAM e INMET, choveu 9,6mm em Laguna, 3,6mm em Urussanga e Timbé do Sul, 1,8mm em Criciúma e 0,4mm em Meleiro.  


Em Orleans, a mudança nas condições do tempo foram registradas em imagens pela câmera do nosso colaborador José Luiz Mattei. A primeira foto foi tirada as 08h:30, ao passo que a segunda foi as 09h:52.
08h:30 em Orleans-SC
09h:52 em Orleans-SC
Durante a tarde o céu ficou ainda mais encoberto em Orleans e região, o que pode ser visto na foto de José, próximo das seis horas da tarde. 


Devido a diferença de relevo entre o centro-oeste e centro-leste catarinense, a umidade marítima só consegue atuar no leste, pois quando ela ultrapassa a região serrana, o ar úmido vai perdendo vapor d'água e se ressecando. Por isso as imagens de satélite mostravam tempo bom no Oeste, Meio-Oeste e boa parte do Planalto Serrano.

As temperaturas ficaram amenas durante a tarde na maior parte do estado. As maiores máximas foram de 25ºC em Indaial, 23,7ºC em Massaranduba e Itajaí, 22,6ºC em Criciúma, 22,4ºC em Porto União, 21,9ºC em Joaçaba e 21ºC em Dionísio Cerqueira. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: