Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

NOVEMBRO COMEÇOU COM FRIO, NEVOEIROS E CIRCULAÇÃO MARÍTIMA EM SC

O mês de novembro já começou com influência de três situações meteorológicas: frio, nevoeiro e circulação marítima. Ontem, no primeiro dia do mês, as temperaturas ficaram próximas de zero grau, sendo que chegou a fazer 0,7ºC em Urupema e 3,4ºC em São Joaquim. Nem Florianópolis, que fica perto do mar, escapou do frio, com registro de 12,8ºC no bairro Itacorubi. Segundo dados históricos, essa onda de frio está sendo a mais longa para a época desde a primavera de 2006.

Como o céu ontem pela manhã estava com poucas nuvens, essas temperaturas mínimas apresentadas no parágrafo anterior, se dão mais na camada mais baixa da troposfera, onde acontece primeiramente a perca de radiação infravermelha. Com isso, há uma inversão térmica, ou seja, numa camada temos ar frio embaixo e ar quente encima, sobreposto. Isso favorece o encontro da temperatura do ar com a do ponto de orvalho, gerando nevoeiros. A foto abaixo, enviado por nosso colaborador José Luiz Mattei, mostra o intenso nevoeiro em Orleans, Sul do estado.
Nevoeiro em Orleans-SC
Ontem tivemos influência também da circulação de umidade a partir de um anticiclone pós frontal no oceano Atlântico. Nesta quarta-feira, os ventos que até ontem eram apenas de sudeste, ficaram de leste a leste/sudeste no litoral catarinense, ainda trazendo umidade oceânica. A imagem do satélite Terra com o sensor Modis em alta resolução, nos mostra a nebulosidade no centro-leste catarinense. 

Na animação das figuras abaixo, com análise de pressão atmosférica e vetor vento de ontem e de hoje, pode-se acompanhar a virada de vento de sudeste para leste e leste/sudeste. Isso por conta do movimento do anticiclone e de um sistema de baixa pressão também no mar na altura do RS.
animation maker
Segundo dados de estações do CIRAM e INMET, ontem chegou a chover 9,6mm em Laguna. Já neste feriado de Finados, o maior valor foi de 3,8mm em Urubici. A chuva foi tão isolada e mal distribuída, que nosso colaborador José comentou ter chovido fraco lá em Orleans hoje pela manhã (foto abaixo), mas nenhuma estação meteorológica próxima acusou precipitação.

Orleans-SC
Como os ventos úmidos tem de se elevar para transpor a Serra Geral e Serra do Mar, a umidade vai se condensando nas encostas até o ar perder vapor d'água e chegar seco no Oeste e Meio-Oeste do estado. Por isso, na imagem de satélite vê-se poucas nuvens e tempo bom por lá. Na análise (abaixo) com um perfil vertical de umidade relativa sobre Santa Catarina, com orientação Oeste-Leste sobre a latitude 27ºS, observa-se que os valores vão decaindo a medida que se aproxima do Planalto.
As temperaturas no período da manhã ainda permaneceram baixas, porém com menos frio que ontem. As menores foram de 1,6ºC em São Joaquim e no Morro da Igreja em Urubici, 3,5ºC em Bom Jardim da Serra, 4,3ºC em Urupema e 5,2ºC em Caçador. Durante a tarde, as máximas se elevaram também, chegando aos 24,1ºC em Indaial, 23,8ºC em Criciúma, 23,0ºC em Massaranduba, 22,9ºC em Urussanga e 22,7ºC em Dionísio Cerqueira.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: