Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

INSTABILIDADES PRÉ FRONTAIS NO FIM DA SEMANA MAIS QUENTE DO ANO

Esse final da semana mais quente do ano está sendo marcado por instabilidades pré frontais em Santa Catarina. Na figura de análise de ventos e pressão ao nível médio do mar as 22h de ontem, percebe-se no sul do RS e oceano adjacente, uma área com fronteira de ventos, mudando bruscamente de norte/noroeste para sudoeste/sul. Essa área é uma frente fria.


Essa frente fria, por ser uma área com baixa pressão atmosférica, favorecia o ingresso de mais ar quente e úmido para o território catarinense. Juntamente a esse fator, um cavado (área alongada de baixa pressão) na média troposfera formou-se sobre o leste catarinense entre ontem e hoje (traços pretos na próxima figura).

Esse cavado ajudou a aumentar o fluxo de umidade na média troposfera. Na figura abaixo, temos os valores dos índices de instabilidade K e Totals na noite de ontem. Veja que ambos estão com valores altos sobre o leste catarinense, sendo o K acima de 36 e o Totals acima de 50. Isso denota bem a característica de uma troposfera com camada de umidade desde a superfície até bem além da média troposfera.
Como essa semana mais quente do ano ainda não acabou, tivemos forte calor, tanto ontem quanto hoje. Ontem, foi registrado incríveis 40,9ºC no município de Itapiranga no oeste, segundo dados da estação do senhor Wolfgang Lengert. Esse senhor mede temperaturas regularmente desde o ano de 1935 e já registrou 42,5ºC em 9 de dezembro de 1985. Nem a serra escapou das altas temperaturas, sendo registrado 29,4ºC em Bom Jardim da Serra e 29,7ºC em São Joaquim. Esse forte aquecimento, aliado ao fluxo convergente de ar na média troposfera, favorecia intenso levantamento convectivo do ar quente e úmido. Isso pode ser visto na figura de análise abaixo, onde temos os valores de velocidade vertical do ar, sendo que negativo significa ar subindo.

Esse intenso levantamento convectivo, se somou ao abaixamento do nível de congelamento para até 4200m de altitude (figura abaixo) e favoreceu a formação e queda de granizo ontem no leste de SC, nos municípios de Orleans, Morro da Fumaça, Anitápolis e São Bento do Sul. As informações vieram de nosso colaborador José Luiz Mattei e de parceiros via Twitter.

No vídeo seguinte, vemos a precipitação de granizo em São Bento do Sul, filmada por um cinegrafista amador e posta no site Youtube.


Granizo em São Bento do Sul-SC

Com uma camada maior de umidade, choveu bastante em pontos isolados do estado, como foi o caso de Urussanga, onde a estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) teve acumulado de 38,6mm de precipitação em 2 horas. O vento chegou a 59,8 km/h durante o temporal. Essa tempestade era detectada pelo radar meteorológico da aeronáutica, com chuva moderada a forte (amarelo ao vermelho) por volta das 19h.


Nessa mesma imagem de detecção de chuva pelo radar, vemos precipitações isolados de outras células convectivas no Meio-Oeste, Planalto Norte e interior da Grande Florianópolis. Em Caçador, choveu 24,6mm na zona leste da cidade. Em Curitibanos 15,6mm. Em Campo Alegre, precipitou 12mm. Foram boas chuvas, mas muito isoladas.

Já hoje, sexta-feira, o calor não deu trégua e foram registradas temperaturas ainda mais altas. A maior foi em Itapiranga com 40,1ºC. Na capital, a estação meteorológica do CIRAM no bairro Itacorubi registrou 37,9ºC, sendo a maior do ano. Na tabela abaixo, você confere mais detalhes.
Cidade (ESTAÇÃO) Temperatura máxima (ºC) Região
Itapiranga (CLIMATERRA)40,1Oeste
Joinville (PARTICULAR)39,4Litoral Norte
Florianópolis (CIRAM)37,9Grande Florianópolis
Jaraguá do Sul (DEFESA CIVIL)37,6Litoral Norte
Indaial (CIRAM)37,0Vale do Itajaí
Florianópolis - Capoeiras (PARTICULAR)36,9Grande Florianópolis
Massaranduba (INMET)36,9Litoral Norte
São José (INMET)36,5Grande Florianópolis
Itajaí (INMET)36,5Litoral Norte
Balneárrio Camboriú (PARTICULAR)36,0Litoral Norte
Criciúma (CIRAM)34,7Litoral Sul

Na imagem de satélite abaixo, vemos a nebulosidade da banda frontal no RS, ao passo que em Santa Catarina é observado várias células convectivas associadas a temporais isolados pelo território catarinense durante a tarde desta sexta-feira.


Foi registrado novamente granizo, desta vez em Joinville, norte catarinense. Um cinegrafista amador filmou o fenômeno e colocou no site Youtube. O vídeo segue abaixo.

Granizo em Joinville-SC

Onde não houve granizo, teve chuva, sendo significativa isoladamente. Na imagem do radar meteorológico da aeronáutica as 18h, percebe núcleos de precipitação moderada/forte no Planalto Sul, Grande Florianópolis e parte norte do Litoral Sul.


Logo depois, o resultado aparecia nas estações meteorológicas, como em Itajaí, onde a estação do CIRAM registrou 36,6mm de chuva em um pouco mais de 3 horas de duração. Já em São José, não mais que 2,6mm. Na foto abaixo, tirada por mim centro de Florianópolis, é possível a chuva ao sul/sudoeste.

No Meio-oeste e Planalto Norte, as tempestades aconteceram um pouco antes, por volta das quatro horas da tarde. Na imagem de radar abaixo, vemos 4 células de chuva modera e até forte, circuladas para melhor ilustração. Segundo estações meteorológicas do CIRAM e INMET, durante os temporais choveu 42,7mm em Campos Novos e 28,8mm em Lebon Régis e Papanduva. Na primeira cidade citada, ventou e o anemômetro local mediu rajada máxima de 65 km/h.


No Oeste, apenas alguns poucos municípios conseguiram sair dos 150 dias consecutivos sem chuva acima de 10mm, que caracteriza estiagem agrícola. Foi o caso de Dionísio Cerqueira, que teve temporal com chuva de 13mm, segundo a estação do INMET.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: