Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A VIRADA DO TEMPO NA VÉSPERA DO NATAL

Depois de uma semana intensamente quente, com até 40,5ºC em Itapiranga e 38ºC em Itapoá, o tempo mudou bruscamente em Santa Catarina na véspera do natal, sobretudo quando se fala em temperatura. Isso tudo por conta de entrada de uma frente fria. Na imagem do satélite GOES-12 na tarde de sábado, podemos notar a banda de nebulosidade frontal sobre o estado catarinense.


Perceba que a nebulosidade era mais significativa no norte do estado e algumas áreas que fazem divisa com o PR. Isso aconteceu por que a frente fria passou pelo leste e deixou um cavado (área alongada de baixa pressão) no interior. Na figura de análise abaixo, temos os valores de espessura da camada. Veja que o ar mais frio, ou seja, áreas com espessura da camada menor (o ar frio é denso e assim não se expande), está concentrado entre o sudeste catarinense, RS e oceano Atlântico adjacente, indicando que se trata de uma massa de ar frio marítima.


Na próxima figura temos uma análise de perfil vertical da troposfera sobre Joinville, mostrando valores de umidade (cor verde) e temperatura (cor azul) nas camadas troposféricas. Veja que sobre aquela cidade, a umidade relativa estava acima de 80% desde a superfície até 8km de altitude.


Essa camada bem espessa de umidade provocou grandes acumulados de chuva em poucas horas no norte catarinense e parte do Vale. A imagem do radar meteorológico da aeronáutica as 20h30min de sábado, mostra uma grande área com chuva nessas áreas, sendo moderada na região de Joinville e também entre Doutor Pedrinho e Luiz Alves.


Segundo a estação meteorológica particular do colaborador Diego Soares em Joinville, choveu 33mm. Na estação da Defesa Civil em Jaraguá do Sul, precipitou 53,3mm. Já em Blumenau, a estação do CIRAM registrou 8mm. Nas outras áreas do Oeste e Meio-Oeste próximas da divisa com o PR, houve chuva, com 2,4mm em Itapiranga e 4mm em Caçador.

No domingo de natal, a frente fria se deslocou para o alto mar na altura do litoral norte catarinense, como mostra a figura de análise de ventos abaixo.


Note nesta mesma figura, que os ventos ficam de sudeste e com intensidade no leste catarinense, o que reforçou as nuvens com umidade marítima, além de deixar a sensação térmica mais baixa devido ao vento. O resultado foi um domingo natalino chuvoso e ameno, sobretudo no centro-leste do estado, como mostra a imagem do satélite GOES-12 abaixo.


Segundo as estações meteorológicas do INMET e CIRAM, em 24 horas precipitou 48mm em Timbé do Sul, 29,2mm em Itapoá, 29mm em Urubici, 20,2mm em Nova Veneza, 19,3mm em Tangará, 18,2mm em Massaranduba, 17,2mm em São José e 16,4mm em Itajaí. As temperaturas máximas não ultrapassaram os 21,1ºC em Itajaí, 20,6ºC em São José, 19,6ºC em Urussanga, 15,3ºC em São Joaquim, 12,9ºC em Bom Jardim da Serra e 11,1ºC em Urubici.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: