Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

APÓS O FRACO AR FRIO, CAVADO SE FORMOU EM SANTA CATARINA

Após a forte onda de calor que predominou durante a semana passada, onde foi registrado temperaturas máximas de até 36,9ºC em Joinville (Litoral Norte) e 40,8ºC em itapiranga (Oeste), uma frente fria passou pelo litoral catarinense. A presença desse sistema, trouxe chuvas para boa parte de SC. Segundo dados de estações meteorológicas, houve chuva em praticamente todas as regiões, inclusive no oeste onde a estiagem está agravada. As áreas onde ocorreram os maiores acumulados foi no Vale do Itajaí e Litoral. 

Na tabela abaixo, você confere os valores de precipitação acumulada entre os dias 9 e 10 deste mês, lembrando que as chuvas no Vale e Litoral Norte começaram mais tarde devido ao próprio deslocamento da banda de nuvens do sistema frontal frio.

Cidade (ESTAÇÃO) Precipitação acumulada (mm) entre 9 e 10/02 Região
Indaial (CIRAM)37,7Vale do Itajaí
Urussanga (CIRAM)31,5Litoral Sul
Itajaí (CIRAM)26,9Litoral Norte
Ponte Serrada (CIRAM)23,5Oeste
Major Vieira (CIRAM)22,4Planalto Norte
São Joaquim (CIRAM)14,2Planalto Sul
Lages (CIRAM)12,9Planalto Sul
Itapiranga (CIRAM)12,0Oeste
Ituporanga (INMET)8,0Vale do Itajaí
Caçador (CIRAM)4,8Oeste
Chapecó (CIRAM)4,2Oeste
São Miguel do Oeste (CIRAM)2,6Oeste

Gradativamente, ao longo da sexta-feira e sábado, uma massa de ar seco e mais frio adentrava o estado catarinense, declinando as temperaturas, sobretudo as máximas. Na serra catarinense, o sábado amanheceu com 7,3ºC em Urupema, 8,5ºC em São Joaquim e 9,7ºC em Bom Jardim da Serra, o que já é um frio relativamente considerável para janeiro. Em Itapiranga, num período de doze horas a temperatura caiu de 33,1ºC (máxima do dia 10) para 15,3ºC (manhã do dia 11). As máximas na maior parte do território catarinense não passaram dos 30ºC no sábado e domingo.


Entretanto, no início desta semana, mais precisamente na noite de segunda-feira, a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) no leste catarinense provocou o desenvolvimento de nuvens verticais e também o recuo do sistema frontal pelo mar sob a forma de frente semi-estacionária. Na figura acima, com análise de ventos na alta troposfera, podemos ver esse cavado, representado pelos traços pretos. 

Na imagem de satélite referente as 07h:00min da terça-feira, podemos ver a nebulosidade, sendo que o maior desenvolvimento vertical naquele horário estava entre a Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul.


As 04h:45min, o radar meteorológico da aeronáutica localizado no Morro da Igreja em Urubici, detectava refletividade de até 45 dBZ entre Biguaçú e sul da ilha de Florianópolis, indicando chuva moderada a forte nessas áreas.


De acordo com dados de estações meteorológicas operadas pelo CIRAM e INMET, além de algumas particulares averiguadas pelo blog Paulo Tempo, os maiores acumulados de chuva na terça-feira foram de 26mm em Rio Negrinho, 24,9mm em Indaial, 23,9mm em Florianópolis, 17,4mm em Ituporanga, 8mm em São Miguel do Oeste, 7mm em Itajaí e 2,5mm em Blumenau.

Note nos dados do parágrafo anterior, que os maiores valores de chuva foram no Planalto Norte, Vale do Itajai e Grande Florianópolis. Observe a figura abaixo, com análise de umidade relativa a (4500m) de altitude, já na média troposfera.


Veja que a umidade relativa estava mais alta nessa altitude apenas no leste catarinense. Ou seja, a camada de umidade sobre essa região era alta o bastante para provocar uma chuva intensa por algumas horas e além disso precipitações fracas durante o dia, como de fato ocorreu. Já no Oeste e Meio-Oeste a camada úmidade estava só em superfície, ocasionando chuvas isoladas e passageiras, a exemplo de São Miguel do Oeste onde choveu 8mm em minutos, na forma de pancada.

Nesta quarta-feira, as instabilidades recuaram a abrangeram maiores áreas do estado, exceto no oeste e meio-oeste. Em Urussanga, a presença do cavado, do forte calor e umidade alta, provocaram temporal no final da tarde, onde a estação do CIRAM teve acumulado de 15,8mm em pouco tempo. Já Criciúma onde precipitou 9mm no mesmo período, os alagamentos relâmpagos causaram transtornos (foto abaixo). Em São José, na Grande Florianópolis, a chuva em forma de pancada se deu na madrugada, com 8,2mm.

Alagamento em Criciúma-SC
DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, CLIMATERRA, ESTAÇÕES PARTICULARES, PORTAL ENGEPLUS.
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: