Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TEMPERATURA GLOBAL TEVE SIGNIFICATIVA DIMINUIÇÃO EM JANEIRO

Desde 1979, os satélites passaram a medir indiretamente as temperaturas globais, dando mais confiabilidade e imparcialidade nos dados, pois até então só se tinha dados de estações meteorológicas de superfície mal distribuídas e em regiões onde a cidade "chegou" perto.

Segundo dados desses satélites, analisado pela universidade do Alabama nos EUA, a temperatura média global teve diminuição em janeiro deste ano, se comparado com os meses anteriores, ficando com anomalia global negativa de -0,093ºC. No mês de dezembro de 2011, ela havia fechado com anomalia positiva de +0,126ºC.

No Hemisfério Sul, mesmo com as ondas de calor do verão, a temperatura média fechou com anomalia de -0,127ºC. Isso se deve ao fato de que estávamos e estamos em situação de La Niña, que resfria boa parte do maior oceano da Terra, o oceano Pacífico. Além disso, o oceano Atlântico tropical sul apresentou anomalias negativas também de temperatura do mar, muito pela influência do ciclo lunar e da atuação das nuvens da ZCAS (Zona de Convergência de Atlântico Sul).

No Hemisfério Norte, a anomalia também negativa ficou em -0,59ºC, também impulsionada pelo La Niña e pelo inverno boreal, que inclusive está intenso e matando muitas pessoas. Para não restar dúvidas sobre o resfriamento nos dois hemisférios, temos os dados de temperatura também da região intertropical (entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer) em janeiro de 2012, que mostram anomalia negativa de -0,138ºC.

No gráfico abaixo, você confere a evolução das anomalias de temperatura média global desde 1979. 


Note que na tendência ela vem diminuindo gradativamente ao longo desta década, reforçando a tese de resfriamento global, defendida por muitos cientistas como Luiz Carlos Molion, Ricardo Augusto Felício, Nicola Scafetta, entre outros. O La Niña que ajudou a declinar a temperatura média global do mês passado, é um fenômeno influenciado por um ciclo maior chamado Oscilação Decadal do Pacífico - ODP, que consiste num resfriamento e aquecimento das águas a cada 30 anos. Esse ciclo é governado pela atividade solar, que também possui ciclos de 11 e 90 anos. 

Na figura acima, vemos que a ODP esteve positiva no início do século passado, passou a negativa de 1945 a 1977, a positiva de 1978 a 2000 e agora está tendendo a declinar.


DADOS: ROY SPENCER - GLOBAL WARMING, UNIVERSIDADE DO ALABAMA, NOAA.

Nenhum comentário: