Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 23 de março de 2012

DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL 2012: O TEMPO, O CLIMA E A ÁGUA

Hoje, dia 23 de março, os Meteorologistas de todo o mundo estarão comemorando o 62º aniversário do Dia Meteorológico Mundial. Essa data é comemorada desde 1950, quando foi criada a OMM (Organização Mundial de Meteorologia) pelas Nações Unidas (ONU), com ênfase ao tempo, ao clima, a hidrologia e ciências afins correlatadas. A sede da OMM fica em Genebra, na Suíça.

Neste ano o tema escolhido pela OMM é “o tempo, o clima e a água: motores do nosso futuro”. Salientando o papel cada vez mais decisivo que as informações meteorológicas e hidrológicas desempenham como motores de um futuro sustentável, bem como destacar a importância dos Serviços Nacionais de Meteorologia e Hidrologia neste contexto.

FONTE: EPAGRI-CIRAM

Nota do blog Paulo Tempo: A meteorologia realmente é uma ciência espetacular e de suma importância para a sociedade, visto que os profissionais da área, os meteorologistas, desempenham o papel de analisar e prever o tempo e clima, ajudando muitas áreas como Agricultura, Aviação, Pesca, Navegação, Risco de Enchentes, Construção Civil, Turismo, Industrias Têxteis, e outras atividades que dependam de condições meteorológicas especiais. Muitas vidas seriam perdidas se não houvesse o alerta de furacões e tornados na América do Norte, por exemplo. Isso é um dos vários exemplos que podemos citar e que muitas vezes a população em geral não se dá conta. Gostaria de parabenizar todos os meteorologistas, tanto os da área de monitoramento e previsão, quanto os que atuam nas pesquisas, fazendo com que cada vez mais criemos caminhos para entender a formação e atuação dos sistemas meteorológicos, o que vem a servir de melhoramento das previsões do tempo. 

Nenhum comentário: