Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 29 de março de 2012

MASSA DE AR POLAR CONTINENTAL PROVOCOU FRIO HISTÓRICO PARA MARÇO EM SC

O avanço bastante rápido de uma frente fria pelo território catarinense durante a última terça-feira, fez a chuva que era prevista para o dia, se concentrar em sua maior durante a madrugada. Na animação das imagens do satélite GOES-12 durante a madrugada, manhã, tarde e noite da terça-feira, podemos notar esse breve deslocamento do sistema frontal frio por Santa Catarina.


O sistema chegou a provocar algumas chuvas, com acumulado diário de precipitação entre 5 e 20mm na maioria das regiões (figura abaixo), sendo que na parte onde o oeste catarinense faz divisa com o PR a chuva passou desse valor. Mesmo assim, não foi o suficiente para acabar com a estiagem, pois a chuva caiu em solo e ar muito seco. É preciso bastante chuvas para fazer com que a umidade do solo aumente.

Precipitação acumulada em 24 horas no dia 27/03/2012
A frente fria teve associado um intenso ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico na altura da Argentina, o qual foi aprofundado em virtude do deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN (sistema de baixa pressão em altos níveis da troposfera. Na figura de análise de ventos a 12km de altitude na noite de terça-feira, podemos ver esse VCAN. Note que ele era contornado pelo Jato Polar (ventos fortes na alta troposfera), o que indica que havia bastante diferença de temperatura entre a retaguarda e vanguarda do sistema frontal.


O aprofundamento desse ciclone extratropical e o consequente rebaixamento da pressão central, fez impulsionar grande quantidade de ar frio polar para o continente sul-americano. Na análise de ventos e pressão atmosférica ao nível do mar (figura abaixo), observa-se o ciclone com pressão central de 994 hPa (hectoPascal) e ventos de até 80 km/h. O anticiclone polar é visto pela Argentina, com pressão central de 1024 hPa. O impressionante dessa massa de ar polar, foi principalmente sua continentalidade e sua intensidade para essa época do ano.


Em toda sua passagem, a massa de ar polar nunca deixou de estar sobre o continente, o que é um fato raro, pois em março o comum é esses sistemas desviarem rapidamente para o oceano. Na análise agora de pressão atmosférica ao nível do mar e temperatura a 2m na manhã de ontem, podemos observar essa situação, sendo que o centro do ar polar já estava entre o norte da Argentina e Paraguai, o que novamente impressiona por recentemente termos saído do verão astronômico. Veja que o predomínio grande do ar frio polar nas cores azuis da figura


O frio foi, digamos, bem distribuído em Santa Catarina, tanto temporalmente quanto regionalmente. Ontem, no primeiro dia de atuação do ar polar, as menores temperaturas mínimas se deram nos topos. No Morro da Igreja em Urubici, por exemplo, foi registrado a menor do estado, com -1,1ºC. Em seguida veio São Joaquim com 0,1ºC e Urupema com 0,2ºC. A primeira geada do outono em SC foi observada em São Joaquim e Urupema. Na tabela abaixo, você confere mais valores de temperatura mínima pelo estado. Repare que a maior parte dos valores mais baixos foram dados no Planalto Sul e Meio-Oeste.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) em 28/03/2012Região
Morro da Igreja - Urubici (INMET)-1,1Planalto Sul
São Joaquim (CIRAM)0,1Planalto Sul
Urupema (CIRAM)0,2Planalto Sul
Água Doce (CIRAM)1,4Meio-Oeste
Monte Castelo (CIRAM)2,4Planalto Norte
Tangará (CIRAM)2,4Meio-Oeste
Caçador (CIRAM)3,0Meio-Oeste
Papanduva (CIRAM)3,5Planalto Norte
Rio do Campo (CIRAM)5,1Vale do Itajaí
Xanxerê (CIRAM)5,7Oeste
Turvo (CIRAM)8,1Litoral Sul

Entretanto, foi nesta quinta-feira que a maioria dos recordes de temperatura foram quebrados, sendo que não fazia tanto frio em março pelo menos nos últimos 80 anos. As menores temperaturas mínimas do estado foram de -2,8ºC em Bom Jardim da Serra, -1,7ºC em Urupema e -1ºC em São Joaquim. O frio de hoje foi principalmente o das baixadas e vales, pois o ar frio é mais denso e se deposita nesses locais na segunda noite de frio. Em São Joaquim, por exemplo, o valor de -1ºC apresentado neste parágrafo foi numa estação do CIRAM numa baixada, ao passo que a estação do INMET num topo de montanha registrou 6ºC positivos. Confira detalhes das temperaturas mínimas de hoje na segunda tabela (abaixo), notando que a maior parte das menores temperaturas foram no Planalto Sul e Planalto Norte.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) em 29/03/2012Região
Bom Jardim da Serra (CIRAM)-2,8Planalto Sul
Urupema (CIRAM)-1,7Planalto Sul
São Joaquim (CIRAM)-1,0Planalto Sul
Rio Negrinho (INMET)0,9Planalto Norte
Caçador (CIRAM)1,4Meio-Oeste
Monte Castelo (CIRAM)2,5Planalto Norte
Itaiópolis (CIRAM)2,6Planalto Norte
Major Vieira (INMET)2,7Planalto Norte
Campos Novos (CIRAM)2,8Meio-Oeste
Papanduva (CIRAM)3,0Planalto Norte
Morro da Igreja - Urubici (INMET)3,3Planalto Sul
São Bento do Sul (CIRAM)3,7Planalto Norte
Rio do Campo (CIRAM)3,9Vale do Itajaí
Porto União (CIRAM)4,0Planalto Norte
Lebon Régis  (CIRAM)4,6Meio-Oeste
Timbé do Sul (CIRAM)7,8Litoral Sul
Turvo (CIRAM)8,0Litoral Sul
Itapoá (CIRAM)9,9Litoral Norte

Falando em superação de recordes, a estação meteorológica convencional do INMET em Lages registrou 2,3ºC na manhã de hoje, sendo o novo recorde de temperatura mínima para março e superando o de março de 1964 que era de 3ºC. Como o início das observações por lá começaram em 1927, temos que hoje foi o dia mais frio para os lageanos em 85 anos. Em Videira, foi registrado 1,4ºC hoje, sendo este valor o novo recorde do município, superando o de março de 1976 que era de 2,3ºC. Em Campos Novos, o valor de 3,9ºC nessa manhã superou o recorde de 1976. A estação meteorológica do INMET em São josé na Grande Florianópolis, teve sua segunda menor temperatura em março nos últimos 101 anos, com 11,9ºC. Na estação convencional do CIRAM no bairro Itacorubi em Florianópolis, a mínima foi de 10,7ºC, sendo a mais baixa em março desde o ano de 2000. Vale ressaltar que essa estação da capital não tem mais que 20 anos de dados. Já em Indaial, o valor de 9,7ºC desta quinta-feira superou o recorde de março de 1976 que era de 10ºC. Todos os dados apresentados acima são de estações convencionais, ou seja, aquelas onde os instrumentos são analógicos e a leitura dos mesmos são feitas por observadores meteorológicos.

Novamente ocorreu geada nesta quinta-feira no território catarinense, sendo a segunda geada do outono. O fenômeno foi registrado em São Joaquim, Urupema e curiosamente no interior de Joinville, já na área da Serra Dona Francisca, pelo colaborador Diego Soares. Veja nas fotos abaixo.

Geada em Urupema-SC

Geada na serra Dona Francisca no interior de Joinville-SC, por Diego Soares 
Durante o dia de hoje, a presença do anticiclone polar diretamente sobre Santa Catarina, deixou o ar bastante seco e consequentemente o céu claro, permitindo a subida das temperaturas a tarde, fazendo até calor, porém sem exagero. No geral fez entre 20 e 25ºC na maioria das cidades. No Planalto Sul foi diferente, com máxima de 19ºC em Urupema. A máxima do estado foi de 29,4ºC em Tubarão.

Realmente, pelos dados apresentados e análises mostradas nesta postagem do blog Paulo Tempo, essa massa de ar polar está entre as mais intensas em março nos últimos 100 anos em Santa Catarina, com recordes de temperaturas quebrados em 80 anos. Segundo o CIRAM, a tendência é que ocorram temperaturas baixas para essa época nas próximas duas madrugadas, com novamente chance de geada isolada nas baixadas e vales do Planalto Sul. As temperaturas mínimas e máximas tendem a aumentar, mas não se espera uma onda de calor, pelo menos na próxima semana.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, PREFEITURA DE URUPEMA

Nenhum comentário: