Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 7 de abril de 2012

RÁPIDA FRENTE FRIA FAVORECEU VENDAVAIS NA QUINTA-FEIRA EM SC

A primeira parte da quinta-feira, que para muitas cidades foi apenas a manhã, esteve sob domínio do ar quente e com efeito do aquecimento pré frontal. Esse aumento súbito da temperatura máxima é provocado pela forte queda de pressão atmosférica a medida que a frente fria se aproximava. Com a pressão baixa, mais ingresso de ar quente acontece, principalmente na dianteira da esteira frontal, que nesse caso era Santa Catarina. 

Pela manhã, como observa-se na imagem do satélite GOES-12 as 08h, a banda de nebulosidade frontal estava localizada entre a Argentina, sul do RS, Uruguai e oceano Atlântico adjacente, sendo que as nuvens com maior desenvolvimento vertical eram as que estavam no território argentino (cores rosa), onde os topos congelados apresentam temperaturas de até -80ºC. 


Em Santa Catarina, a imagem mostra o tempo mais aberto, como salientado no primeiro parágrafo desta postagem. O aquecimento pré frontal levou as temperaturas acima dos 30ºC, sobretudo no Planalto Norte e Litoral, onde as máximas foram de 34,5ºC em Urussanga, 34ºC em Criciúma, 33ºC em Meleiro (Litoral Sul), 32,2ºC em Mafra (Planalto Norte) e 32,1ºC em Indaial (Vale do Itajaí. No Oeste e Meio-oeste, as máximas não foram mais altas pois a nebulosidade frontal já havia entrado antes mesmo de iniciar a tarde. Na próxima imagem do satélite GOES-12, vemos que a nebulosidade da frente fria estava já entrando no território catarinense por volta das 13h.


O sistema frontal, como pôde-se perceber, se deslocou bastante rápido. Em menos de 12 horas ele atravessou todo o Uruguai e RS, chegando em parte de Santa Catarina. Esse tipo de frente fria é denominado na meteorologia como Cata-frente. O motivo para esse rápido deslocamento esteve lá no alto da troposfera, acima de 10km de altitude, onde havia um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) com onda (escoamentos direcionais de ventos) levemente mais curta. Na imagem de análise de ventos naquela altitude as 21h da quinta-feira, vemos essa condição, sendo que o eixo do cavado (parte seca) é representado pelos traços pretos.


Esse rápido deslocamento da frente fria, acabou formando temporais e sobretudo vendavais sobre parte do estado, como aconteceu no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul, ou seja, as primeiras regiões a receber a Cata-frente. Em Laguna, no litoral sul, a estação meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia chegou a registrar uma rajada de vento de 131 km/h na metade da tarde. Houve registro de destelhamentos e queda de algumas árvores. Logo ali perto, em Araranguá, o vento medido pela estação do mesmo instituto foi de 64,8 km/h. Em Chapecó, a mudança no tempo também veio sob a forma de ventos. Como não temos dados de lá, pode-se ter uma noção pelos dados do município de Xanxerê, onde a rajada chegou a 67,7 km/h. Nos vídeos abaixo, postados no site Youtube, você pode ter uma noção de como foi o vento nessas cidades citadas acima, além também do município de Imaruí, Tubarão e São Carlos.


Vendaval em Imaruí-SC


Vendaval em Laguna-SC


Vendaval em Tubarão-SC


Vendaval em Chapecó-SC


Vendaval em Araranguá-SC


Vendaval em São Carlos-SC

No Meio-Oeste, os vendavais trouxeram transtornos. Em Joaçaba, por exemplo, a rajada de vento na estação do INMET alcançou 91 km/h, o que de acordo com o portal Eder Luiz, ocasionou destelhamentos e queda de coberturas (fotos abaixo). A situação pior foi em Herval do Oeste. Ainda no Meio-Oeste, as estações meteorológicas automáticas do INMET e CIRAM registraram vento máximo de 93,2 km/h em Curitibanos, 92 km/h em Tangará e 69 km/h em Campos Novos.

Vendaval em Herval do Oeste-SC
Na imagem do radar meteorológico da aeronáutica no mesmo horário da entrada do sistema, vemos que ele detectava chuva moderada a forte em toda a divisa catarinense com o estado gaúcho. Pelo que mostra o radar, a frente fria formou uma intensa linha de instabilidade, que continha os tais vendavais.  Com relação a chuva, como é de se esperar em casos de Cata-frente, ela foi mal distribuída e com poucos valores em muitas cidades, sendo que em algumas sequer choveu. Em São Miguel do Oeste, precipitou 29,2mm, porém na forma de tempestade. Em Florianópolis, a pancada forte e breve de chuva acumulou 15,2mm na estação do CIRAM no bairro Itacorubi. Como mostra a próxima imagem do satélite GOES-12, no fim da noite a frente fria reduziu sua velocidade de deslocamento ao chegar na metade norte de Santa Catarina.


Na análise de ventos e pressão atmosférica ao nível médio do mar as 21h da quinta-feira (figura abaixo), percebe-se que o fraco anticiclone pós frontal, que é o centro do ar frio, estava sobre o continente e possuia pressão atmosférica máxima de apenas 1014 hPa. Se fosse mais intenso, provocaria um frio parecido com o da semana passada. O mínimo que se registrou na manhã deste sábado foi de 2,5ºC em Bom Jardim da Serra.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, DBERGMANN E PORTAL EDER LUIZ.
VÍDEOS: YOUTUBE (usuários: filipe5642, gabrielpinheiro28, Dirlene131, marcielkalfmann, marconatalrn, Francisco94576)
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: