Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

VOLTOU A NEVAR EM SANTA CATARINA

Neve no Cruzeiro em São Joaquim-SC
Nem bem passamos por uma nevada intensa no fim de julho desse ano, onde mais de cem municípios catarinenses registraram ocorrência de neve com acumulação de até 30cm, essa segunda semana de agosto teve o retorno da precipitação nival nas partes mais altas do estado. O frio negativo também foi sentido nesses últimos dias, com registro de sincelo e geada. Tudo isso você confere aqui no blog juntamente com a análise técnica meteorológica.

Desta vez a neve se limitou ao Planalto Sul e parte do Meio-Oeste. O fenômeno iniciou por volta das 4h da madrugada de quarta-feira (14/08/2013), perdurando por quase toda a manhã. Segundo o CIRAM, nevou em Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Água Doce. A última cidade citada está localizada no Meio-Oeste e o vídeo abaixo mostra a ocorrência de neve por lá, registrada pela internauta Kárin Ane Côrso. A estação meteorológica do CIRAM lá em Água Doce registrou 1,2ºC no momento em que nevava.


De acordo com informações da Climaterra, nevou em alguns momentos da tarde e noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira no distrito do Cruzeiro (1480m de altitude) em São Joaquim. Fazia 0ºC no momento da neve. A foto do início dessa postagem mostra a ocorrência de neve em tal localidade. No Morro da Igreja em Urubici, também continuou nevando em alguns momentos entre a tarde de quarta e manhã de quinta-feira, acumulando em algumas partes da subida e cume da montanha. A foto abaixo mostra mais detalhes dessa paisagem maravilhosa. 

Neve no Morro da Igreja em Urubici-SC
Olhando a radiossondagem atmosférica (balão de gás hidrogênio com sonda meteorológica remota) realizada diariamente no aeroporto de Florianópolis, temos um perfil vertical da troposfera, mostrando a temperatura, vento, umidade e pressão atmosférica em várias altitudes. Veja (figura) que pela radiossondagem, a temperatura era de zero grau ou negativa desde a altitude desde 2109m de altitude. Perceba também que ela praticamente não tem muitas oscilações a medida que se aumenta a altitude. 

Olhando a coluna de direção dos ventos (em graus) na tabela, note que na baixa troposfera os ventos sopravam de sudoeste a oeste, o que indica o ingresso de ar frio polar nessa camada. Entretanto, a partir da altitude de 2357m o vento é de noroeste, indicando que nessa camada existe ingresso de ar úmido e menos frio (em relação a própria camada) da floresta amazônica, que contribuiu para a formação das nuvens de chuva. Tal nebulosidade, formada por um cavamento de pressão atmosférica na retaguarda do sistema frontal, é vista na imagem do satélite GOES-13.

Imagem do canal visível do satélite GOES-13 as 09h (hora de Brasília)
Choveu em várias partes de Santa Catarina durante a noite de terça e madrugada de quarta. Como as localidades catarinenses que tiveram neve ficam numa altitude superior a 1300m e a radiossondagem mostram temperatura de zero ou inferior a zero desde 2109m de altitude, o vapor d'água dentro das nuvens congelou e formou a neve, que conseguiu cair até a superfície sem se derreter por completo. Obviamente, localidades mais altas tiveram mais neve e maior acumulação, como foi o caso do Morro da Igreja em Urubici (1822m), Morro das Torres em Urupema (1733m) e Cruzeiro em São Joaquim (1480m). 

Em Urupema, o fim da neve já na noite de quarta-feira, permitiu uma queda maior nas temperaturas na manhã de ontem em relação as demais áreas serranas. A temperatura mínima por lá ficou em -2,9ºC.  Não nevou, mas o sincelo (nevoeiro congelado) enfeitou a natureza na cidade mais fria do Brasil. Na foto abaixo, vemos uma antena de transmissão coberta de gelo, dando a enganosa impressão de que foi neve, mas na verdade foi sincelo.

Sincelo (nevoeiro congelado) no Morro das Torres em Urupema-SC
Fechando a janela para a neve, o sol retornou em muitas áreas e a última "pitadinha" da neve foi isoladamente ontem a tarde no cume do Morro da Igreja. Durante a quinta-feira o ar polar predominou, mas nesta sexta-feira o céu mais limpo fez o frio ser ainda mais intenso em relação a ontem. A mínima desta sexta-feira se deu em Bom Jardim da Serra com -3,6ºC, seguida de São Joaquim com -2,6ºC. Na capital, a temperatura mínina hoje foi registrada no bairro Itacorubi, com 6,2ºC. Na tabela abaixo você confere as menores temperaturas entre ontem a hoje em SC.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) entre dias 15 e 16/08/2013
Bom Jardim da Serra (CIRAM)-3,6 (hoje)
Urupema (CIRAM)-2,9 (ontem)
Três Barras - (CIRAM)-2,8 (ontem)
São Joaquim (CIRAM)-2,6 (hoje)
Irineópolis (CIRAM)-1,3 (ontem)
Canoinhas (INMET)-0,9 (ontem)
Monte Carlo (CIRAM)-0,1 (hoje)
Frei Rogério (CIRAM)0,1 (ontem)
Curitibanos (CIRAM)0,3 (ontem)
Alfredo Wagner (CIRAM)1,2 (hoje)

FONTE DOS DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CPTEC/INPE, REDEMET, CLIMATERRA
FOTOS E VÍDEOS: SÃO JOAQUIM ONLINE, PREFEITURA DE URUPEMA, DIÁRIO CATARINENSE, YOUTUBE

Nenhum comentário: