Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

TEMPESTADES DO DIA 15 DE JANEIRO EM PARTE DE SC

Durante a quarta-feira (15/01/2014), a passagem de uma frente fria em alto mar, associado a presença do eixo de um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) entre a média e alta troposfera entre RS e oeste de SC, provocou a ascensão rápida do ar quente e acarretou na geração de uma área de baixa pressão em baixos níveis sobre o estado catarinense. Como no eixo dele o ar descende, há secura e portanto a instabilidade em SC se concentrou entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. 

Na figura abaixo, podemos ver a posição desse sistemas citados.

Com a intensificação da baixa pressão e a passagem também dessa frente fria longe da costa, o Jato de Baixos Níveis (ventos fortes a 1500m de altitude) começou a convergir para SC e trazer bastante umidade da floresta amazônica para o estado. Na figura abaixo, temos os ventos a 1500m de altitude as 10h da manhã do dia 15. Veja que eles convergem mesmo para SC.

Ventos a 1500m de altitude - 15/01/2014_10h local
 O dia de quarta-feira foi bastante quente, levando várias pessoas as praias, tanto turistas, como moradores. Ao longo da tarde, nuvens do tipo Cumulonimbus foram se desenvolvendo rapidamente, sendo que já logo após as 16h algumas cidades tinham já chuva com trovoadas e até temporais. 


Na animação de imagens abaixo, obtidas de varreduras feitas pelo radar meteorológico do Morro da Igreja, vemos a detecção de células convectivas pelo estado. Chama a atenção a intensa linha de instabilidade na Grande Florianópolis, com orientação norte/noroeste e sudeste/sul, ou seja, "em pé".


Essa intensa linha de instabilidade da Grande Florianópolis, como bem mostra a animação acima, caracterizou uma chamada frente de rajada, que é uma espécie de "mini frente fria", passando por volta das 16:30 na região. Após sua passagem, em minutos a temperatura declina, a pressão atmosférica tem súbito aumento e o vento tem brusca mudança de velocidade e direção. Foi isso que ocorreu em São José, ao lado da capital. Pela estação meteorológica do INMET no bairro Praia Comprida, entre as 16h e 17h a temperatura caiu de 30,3ºC para 20,8ºC, a pressão subiu de 1008,9 hPa para 1011,9 hPa e o vento virou de norte/nordeste para sul/sudeste. A rajada máxima de vento alcançou os 53,6 km/h. Choveu 17,6mm, sendo 16mm em menos de 1 hora.

Mesma situação em Florianópolis, para onde a mesma tempestade avançou. Na estação particular do Sapiens Parque em Canasvieiras, norte da capital, na passagem da tempestade a temperatura caiu de 30,1ºC para 20,2ºC, a pressão atmosférica subiu de 1009,4 hPa para 1013,1 hPa e o vento virou de norte para oeste/sudoeste. Na foto abaixo, tirada por mim na praia da Armação em Florianópolis, vemos a tempestade que passou por São José e alcançou a capital catarinense. Houve registro de granizo na Lagoa da Conceição.

Tempestade chegando em Florianópolis - 15/01/2014
No Litoral Sul, também houve a formação e deslocamento de linhas de temporais. Um deles provocou queda de granizo em Tubarão, acumulando no chão. Veja na foto de Thiago Furghestti.

Granizo em Criciúma-SC - 15/01/2014
Em Blumenau, a tempestade foi como a da Grande Florianópolis, ou seja, uma frente de rajada, com uma bela nuvem arcus a chamada shelf cloud (nuvem de prateleira), que indica ventos na traseira da nuvem. Veja na foto de Michele C. Elias.
Tempestade chegando em Blumenau-SC - 15/01/2014

 DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRA, CLIMATERRA, REDEMET

Nenhum comentário: