Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de março de 2014

TEMPERATURA NEGATIVA E GEADA MARCARAM O INÍCIO DO OUTONO ASTRONÔMICO EM SC

O outono astronômico (aquele causado exclusivamente pela translação da Terra e sua inclinação) começou na última sexta-feira, dia 20. Nem bem teve início a nova estação e Santa Catarina teve seu primeiro registro de temperatura negativa do ano. Em Urupema, o termômetro da estação meteorológica do CIRAM acusou temperatura mínima de -1,4ºC na manhã de domingo (23). O frio de forma significativa atingiu outras partes do Planalto Sul catarinense e até alguns pontos do Meio-Oeste. No Morro da Igreja em Urubici, chegou a fazer 1,5ºC. No Litoral também fez frio, sendo que Criciúma teve baixos 11,7ºC.

Confira mais detalhes na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) em 23/03/2014Região
Urupema (CIRAM)-1,4Planalto Sul
Morro da Igreja - Urubici (INMET)1,5Planalto Sul
Bom Jardim da Serra (CIRAM)1,7Planalto Sul
São Joaquim  (INMET)1,9Planalto Sul
Criciúma (CIRAM)11,7Litoral Sul
Blumenau (FURB)13,6Vale do Itajaí
Florianópolis (CIRAM)13,9Grande Florianópolis

Com temperaturas tão baixas, as quais provem de termômetros devidamente localizados a 2m de altura do solo, a temperatura da relva (no chão) ficou ainda mais baixa. Isso acontece decido ao céu limpo e o ar calmo, que favorece a rápida perda de radiação diurna. Assim, a temperatura atinge a do ponto de orvalho e temos a formação da geada. Foi a terceira geada do ano na serra. Segundo informações da Climaterra, houve geada em Urupema, Abelardo Luz, Lages, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra, Painel e Fraiburgo. A foto abaixo, tirada por Ciro Salla, mostra a geada ao amanhecer em Abelardo Luz.

Geada em Abelardo Luz-SC - 23/03/2014
A massa de ar frio que provocou a forte queda nas temperaturas, é formada por um sistema de alta pressão com valor de 1022 hPa sobre o continente (figura abaixo). 


Logo após a passagem pelo continente, já com a frente fria sobre o sudeste do país, esse sistema de alta pressão se posicionou no mar próximo da costa sul brasileiro. A circulação de ventos dele acabou advectando umidade marítima para o leste catarinense, contribuindo com chuvas isoladas durante a noite e manhã, a exemplo de hoje.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET, CLIMATERRA

Nenhum comentário: